
Pela primeira vez em anos, a Tesla perdeu a liderança em vendas de veículos elétricos na Europa . A informação foi divulgada nesta quinta-feira (22) em um relatório produzido pela consultoria JATO Dynamics à Reuters.
Os dados mostram que a BYD registrou 7.231 unidades de veículos elétricos movidos a bateria (BEV) no continente em abril, superando as 7.165 unidades da Tesla.
O avanço reflete o crescimento das fabricantes chinesas no mercado europeu, mesmo sob novas barreiras comerciais.
"Este é um momento decisivo para o mercado automotivo europeu, principalmente quando consideramos que a Tesla lidera o mercado europeu de veículos elétricos (BEV) há anos", afirmou Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics, ao portal de notícias.
Apesar da recente imposição de tarifas sobre veículos elétricos chineses, a demanda segue em alta.
O total de registros de BEVs na Europa cresceu 28% em abril, impulsionado sobretudo pelas marcas chinesas, que tiveram aumento de 59% no comparativo anual.
Em contrapartida, fabricantes da Europa, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos registraram crescimento mais modesto, de 26%.
Crise interna
O desempenho da Tesla reflete uma série de fatores. A companhia registrou queda de 13% nas vendas globais no primeiro trimestre de 2025 e enfrenta perspectivas de novo recuo no acumulado do ano, após já ter encerrado 2024 com a primeira retração anual nas entregas.
As sucessivas paralisações nas linhas de produção, necessárias para adaptação das fábricas ao novo Model Y, afetaram diretamente a disponibilidade de veículos.

A isso se somam os impactos de controvérsias envolvendo declarações públicas do CEO Elon Musk, que provocaram protestos em mercados importantes como Europa e Estados Unidos.
Analistas também atribuem parte da retração à expectativa dos consumidores por versões mais acessíveis do Model Y, atualmente o veículo mais vendido da companhia.
Apesar dos desafios na Europa, Musk declarou recentemente que a Tesla observa crescimento da demanda em outros mercados fora do continente.
Saiba mais sobre a situação atual da Tesla: