Corsa GL 1994 já trazia mais equipamentos, para-choques na cor da carroceria e rodas de liga leve
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Corsa GL 1994 já trazia mais equipamentos, para-choques na cor da carroceria e rodas de liga leve

Liderança em vendas, apelo entre jovens, reputação de confiável. O Corsa foi, por muitos anos, sinônimo de hatch urbano acessível e moderno.

Criado pela Opel na Europa, o compacto chegou ao Brasil no momento exato em que o consumidor buscava algo diferente dos veteranos Fiat Uno e Volkswagen Gol.

Ao longo de três gerações e diversas reestilizações, o Corsa se reinventou, atravessando décadas, segmentos e perfis de compradores. 

Nesta reportagem, o Portal iG Carros lança mais um capítulo da série "Geração sobre rodas", em que conta a história dos modelos mais icônicos do Brasil e do mundo, da primeira à última geração.

    1ª Geração (1993–2002) | O compacto global da nova era

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    "Wind" era a opção mais acessível do Corsa

    O Chevrolet Corsa chegou ao Brasil em 1994, trazendo um design moderno e uma construção mais refinada que os concorrentes nacionais da época.

    Derivado do Opel Corsa B europeu, o modelo foi adaptado para atender às demandas do consumidor brasileiro, oferecendo robustez e eficiência.

    Diferenciando-se dos populares hatchbacks nacionais, o Corsa trouxe itens que eram raros na categoria, como ar-condicionado, direção hidráulica e sistema de injeção eletrônica, que garantiam melhor desempenho e economia de combustível.

    Inicialmente equipado com motores 1.0 e 1.4, o compacto ganhou ao longo dos anos versões com motorização 1.0 16V, que melhorava a performance, e a esportiva GSi, com motor 1.6, destinada a consumidores que buscavam mais potência e estilo.

    Corsa Wagon chegou para complementar a família Corsa
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    Corsa Wagon chegou para complementar a família Corsa

    Além da carroceria hatchback, o Corsa se destacou pela diversidade de versões: sedã, perua (Corsa Wagon) e até uma picape leve, o Corsa Pick-up, que conquistou espaço entre frotistas e pequenos empresários.

    O Corsa da primeira geração marcou uma nova era para a Chevrolet no Brasil, consolidando a marca como uma referência em carros compactos modernos, práticos e confiáveis, além de criar uma base sólida para as gerações seguintes.

    Prós: 

    • Design arrojado e moderno 
    • Direção hidráulica nas versões mais caras 
    • Variedade de carrocerias 

    Contras: 

    • Espaço traseiro limitado 
    • Isolamento acústico modesto 
    • Consumo alto nas versões 16V

    2ª Geração (2002–2012) | Crescimento e sofisticação

    Chevrolet Corsa
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    Chevrolet Corsa

    Com projeto global renovado, o Corsa ganhou nova geração em 2002. Mais largo, espaçoso e com design arredondado, o modelo passou a oferecer motores 1.0, 1.4 e 1.8 flex.

    As versões sedã e hatch ganharam bom acabamento, painel digital parcial e ótimo comportamento dinâmico. A picape e a perua seguiram como modelos separados.

    A edição Premium trazia bancos em veludo, rodas de liga leve e itens que o colocavam acima dos concorrentes diretos. Mesmo após o lançamento do Agile, o Corsa continuou em linha até 2012.

    Chevrolet Classic
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    Chevrolet Classic

    No mesmo período, o Corsa passou a ser oferecido na versão Classic, exclusivamente sedã. Essas versões tinham mudanças principalmente visuais, pois seguiam as características da primeira geração.

    O modelo mantinha o visual da década anterior, mas com motor 1.0 VHC Flex eficiente e preço competitivo.

    O Corsa Classic teve vida longa por sua robustez e baixo custo de manutenção. Em 2010, passou por leve reestilização e continuou no mercado até ser substituído pelo Chevrolet Prisma Joy em 2016.

    Entre 2013 e 2016, o modelo foi importado da Argentina, não sendo mais produzido no Brasil.

    Prós:

    • Manutenção econômica
    • Desempenho honesto com motor 1.0
    • Fácil revenda

    Contras:

    • Visual defasado
    • Equipamentos limitados
    • Nível de segurança inferior aos novos modelos

    Legado e despedida 

    O Corsa deixou de ser produzido no Brasil em 2012 na versão moderna, mas sua presença permaneceu por mais quatro anos com o Classic. 

    Ao todo, mais de 3 milhões de unidades foram vendidas no país, fazendo dele um dos carros mais populares da história nacional. 

    Seja como primeiro carro, opção de frota ou escolha racional, o Corsa moldou o gosto do brasileiro por hatches compactos, e segue nas ruas e na memória coletiva. 

    Veja as reportagens anteriores:

    Volkswagen Kombi: todas as gerações da van utilitária
    Honda Civic: conheça todas as gerações do sedã esportivo

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