
Meses após Elon Musk admitir que o hardware HW3 não suportará recursos de direção totalmente autônoma, milhões de clientes da Tesla seguem sem solução definitiva.
Muitos pagaram até US$ 15.000 — equivalente a cerca de R$ 85.500 — pelo pacote Full Self-Driving (FSD), que permanece incompleto e distante das promessas feitas pela montadora, segundo o portal Electrek.
A revelação ocorreu durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre de 2024. Musk declarou:
"Não temos 100% de certeza. O HW4 tem várias vezes a capacidade do HW3. É mais fácil fazer as coisas funcionarem no HW4, e exige muito esforço adaptar isso ao HW3. Existe uma chance de que o HW3 não atinja o nível de segurança necessário para permitir a direção autônoma sem supervisão."
Foi a primeira vez que Musk reconheceu oficialmente que o HW3 poderia não alcançar o nível prometido.
Apesar das queixas, a Tesla prometeu em 2024 uma atualização gratuita do HW3 para o HW4 para quem comprou o FSD, reiterada por Musk na teleconferência do quarto trimestre:
“Acho que a resposta honesta é que teremos que atualizar os computadores Hardware 3 daqueles que compraram o sistema Full Self-Driving, e isso vai ser doloroso e difícil, mas vamos conseguir.”
No entanto, a atualização enfrenta limitações técnicas significativas.
O HW4 possui arquitetura, conectores e sensores diferentes, impedindo a simples substituição nos veículos com HW3. A Tesla reconhece o desafio, mas não apresentou cronograma ou solução definitiva.
"Se for esse o caso, faremos a atualização gratuita para aqueles que compraram o FSD do HW3. E projetamos o sistema para ser atualizável", garantiu Musk.
No entanto, a Tesla nunca apresentou uma solução técnica viável para essa migração.
O HW3 equipa milhões de veículos, mas não é fisicamente compatível com o HW4, que usa conectores e arquitetura diferentes. Adaptar isso exigiria uma versão específica, que não está nos planos da fabricante.
Promessa de um futuro distante
Desde 2016, a Tesla anunciou que todos os veículos produzidos a partir daquele ano seriam capazes de direção totalmente autônoma, mediante atualizações futuras.
Na ocasião, Musk afirmou que, se necessário, atualizações de hardware seriam fornecidas sem custo adicional.

Em 2019, os veículos passaram a ser fabricados com o HW3, considerado na época suficiente para suportar a promessa.
Em 2023, a Tesla iniciou discretamente a produção do HW4 — com câmeras de maior resolução e capacidade de processamento superior.
Em 29 de janeiro, Musk reafirmou a limitação:
"Acho que a resposta honesta é que teremos que atualizar o Hardware 3 dos computadores daqueles que compraram um sistema de direção totalmente autônomo, e isso vai ser doloroso e difícil, mas vamos conseguir. Agora, estou meio feliz que poucas pessoas compraram o pacote FSD."
Apesar disso, mais de quatro meses se passaram sem anúncio concreto.
Motoristas que adquiriram o FSD continuam sem acesso às funcionalidades prometidas e sem perspectiva de reembolso ou atualização.
Segundo o Electrek, alguns compraram o sistema há quase uma década, confiando na promessa de evolução contínua.