Model 3 é algum dos veículos que já receberam o HW3
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Model 3 é algum dos veículos que já receberam o HW3

Meses após Elon Musk admitir que o hardware HW3 não suportará recursos de direção totalmente autônoma, milhões de clientes da Tesla seguem sem solução definitiva.

Muitos pagaram até US$ 15.000 — equivalente a cerca de R$ 85.500 — pelo pacote Full Self-Driving (FSD), que permanece incompleto e distante das promessas feitas pela montadora, segundo o portal Electrek.

A revelação ocorreu durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre de 2024. Musk declarou:

"Não temos 100% de certeza. O HW4 tem várias vezes a capacidade do HW3. É mais fácil fazer as coisas funcionarem no HW4, e exige muito esforço adaptar isso ao HW3. Existe uma chance de que o HW3 não atinja o nível de segurança necessário para permitir a direção autônoma sem supervisão."

Foi a primeira vez que Musk reconheceu oficialmente que o HW3 poderia não alcançar o nível prometido.

Apesar das queixas, a Tesla prometeu em 2024 uma atualização gratuita do HW3 para o HW4 para quem comprou o FSD, reiterada por Musk na teleconferência do quarto trimestre:

“Acho que a resposta honesta é que teremos que atualizar os computadores Hardware 3 daqueles que compraram o sistema Full Self-Driving, e isso vai ser doloroso e difícil, mas vamos conseguir.”

No entanto, a atualização enfrenta limitações técnicas significativas.

O HW4 possui arquitetura, conectores e sensores diferentes, impedindo a simples substituição nos veículos com HW3. A Tesla reconhece o desafio, mas não apresentou cronograma ou solução definitiva.

"Se for esse o caso, faremos a atualização gratuita para aqueles que compraram o FSD do HW3. E projetamos o sistema para ser atualizável", garantiu Musk.

No entanto, a Tesla nunca apresentou uma solução técnica viável para essa migração.

O HW3 equipa milhões de veículos, mas não é fisicamente compatível com o HW4, que usa conectores e arquitetura diferentes. Adaptar isso exigiria uma versão específica, que não está nos planos da fabricante.

Promessa de um futuro distante

Desde 2016, a Tesla anunciou que todos os veículos produzidos a partir daquele ano seriam capazes de direção totalmente autônoma, mediante atualizações futuras.

Na ocasião, Musk afirmou que, se necessário, atualizações de hardware seriam fornecidas sem custo adicional.

Chipset
Divulgação/Optics.org
Chipset "Full Self-Drive (FSD)" da Tesla

Em 2019, os veículos passaram a ser fabricados com o HW3, considerado na época suficiente para suportar a promessa.

Em 2023, a Tesla iniciou discretamente a produção do HW4 — com câmeras de maior resolução e capacidade de processamento superior.

Em 29 de janeiro, Musk reafirmou a limitação:

"Acho que a resposta honesta é que teremos que atualizar o Hardware 3 dos computadores daqueles que compraram um sistema de direção totalmente autônomo, e isso vai ser doloroso e difícil, mas vamos conseguir. Agora, estou meio feliz que poucas pessoas compraram o pacote FSD."

Apesar disso, mais de quatro meses se passaram sem anúncio concreto.

Motoristas que adquiriram o FSD continuam sem acesso às funcionalidades prometidas e sem perspectiva de reembolso ou atualização.

Segundo o Electrek, alguns compraram o sistema há quase uma década, confiando na promessa de evolução contínua.


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