
O Latin NCAP, Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, divulgou nesta terça-feira (18) o quarto resultado de 2025 com desempenho máximo para o Volkswagen Tera.
Produzido no Brasil, o utilitário esportivo alcançou cinco estrelas nos testes de colisão e segurança, se consolidando como um dos modelos mais bem avaliados do ano.
O modelo obteve 89,88% de proteção para ocupantes adultos, 87,25% para ocupantes infantis, 75,77% em proteção a pedestres e usuários vulneráveis, e 84,76% em sistemas de assistência à segurança.
A unidade avaliada contava com seis airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como item padrão e sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), como a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), disponíveis conforme o mercado.
Avaliação detalhada
Os testes envolveram simulações de impacto frontal, lateral e lateral de poste, além de análises de proteção cervical, resposta do ESC, desempenho dos sistemas AEB (urbano, interurbano e para usuários vulneráveis), assistência de velocidade (SAS), assistência de faixa (LSS) e detecção de ponto cego (BSD).
O Latin NCAP classificou a estrutura e a área dos pés como estáveis. A proteção ao peito do motorista no impacto frontal, embora adequada, foi apontada como área passível de aperfeiçoamento.
Já o desempenho da proteção infantil oscilou entre médio e bom nas provas dinâmicas, com margem para melhora. A parte superior das pernas dos pedestres também foi indicada como aspecto que pode evoluir.
Entre os sistemas de assistência, o AEB apresentou resultados robustos em todos os cenários e cumpriu os requisitos de disponibilidade, garantindo quase a pontuação máxima.
O SAS, equipamento de série, também obteve avaliação positiva. LSS e BSD, ofertados como opcionais, demonstraram bom desempenho, mas não pontuaram por não cumprirem os critérios de volume estabelecidos pela entidade.
Padrão de segurança ampliado
O Volkswagen Tera foi avaliado por decisão voluntária da fabricante. Desde 2010, o Latin NCAP testa as versões com menor nível de equipamento de segurança passiva dos modelos comercializados.
A organização recomenda que consumidores priorizem versões com tecnologias ADAS efetivamente testadas e bem avaliadas, como o AEB.
A exceção à oferta do AEB como item de série está na Argentina, onde a tecnologia equipa apenas a versão topo de linha e é opcional nas demais. Em todos os outros mercados, o sistema é disponibilizado como padrão, segundo a avaliação.
Declarações e contexto regional

Alejandro Furas, secretário-geral da entidade, elogiou a decisão da Volkswagen de incluir a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) como item de série em quase todos os mercados onde o veículo é comercializado, e afirmou:
“Este resultado é um apelo a todos os fabricantes que ainda resistem em valorizar a vida dos latino-americanos da mesma forma que a dos europeus”, afirmou Furas.
Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do programa, também ressaltou a importância da decisão da montadora em adotar tecnologias avançadas como padrão em um veículo voltado ao grande público.
Ele defendeu que a oferta de equipamentos como AEB e ESC em todas as versões e mercados deveria deixar de ser exceção e passar a ser regra, e cobrou dos governos a criação de um sistema obrigatório de rotulagem de segurança para aumentar a transparência nas escolhas de consumo.
“Demonstra que priorizar a segurança em modelos populares não é apenas viável, mas essencial”, afirmou Brodziak.