
Pneus utilizados por caminhões de mineração, jatos da Marinha e veículos de carga extrema podem ultrapassar os US$ 167 mil (R$ 915 mil) por unidade, o que supera o valor de carros de luxo e mostra a complexidade envolvida em suas aplicações.
Mais do que simples componentes de borracha, esses pneus são projetados para resistir a operações críticas e ambientes extremos. Alguns chegam a exigir até 40 operários e quase quatro dias de trabalho para ficarem prontos.
Transporte de rochas e pousos a 276 km/h elevam o custo
O Michelin XDR 59/80R63, utilizado no caminhão de mineração Caterpillar 797F, tem cerca de 4 metros de altura e custa até US$ 59 mil (R$ 323 mil) por unidade.
O veículo, que exige seis desses pneus para operar, transporta até 400 toneladas de rocha e circula por terrenos adversos, como lama e solo irregular.
Os pneus representam aproximadamente 7% do valor total do caminhão, avaliado em US$ 5 milhões (R$ 27 milhões).
Segundo a Michelin, esse modelo de pneu oferece desempenho superior em comparação com concorrentes, suportando até 10% a mais de carga.
No setor aéreo, os pneus do caça F/A-18 Super Hornet da Marinha norte-americana chegam a US$ 100 mil (R$ 553 mil) cada.
O alto valor se justifica pela necessidade de suportar pousos em velocidades superiores a 270 km/h, exigência típica de jatos de combate.
Estrutura artesanal e materiais de luxo também elevam os preços
Entre os pneus mais caros do mundo está o Firestone 70/70-57 Super Rock Grip, utilizado em carregadeiras frontais de grande porte.

Cada pneu pesa quase 8 toneladas e mede 4 metros de altura por 1,8 metro de largura. Para produzir uma única unidade, são necessárias 88 horas de trabalho artesanal envolvendo 40 operários.
Os preços variam de US$ 120 mil (R$ 657 mil) a US$ 167 mil (R$ 915 mil), a depender da concessionária e região de venda.
Já no campo do design e do mercado de luxo, o Z1 da Z Tire ostenta diamantes em ouro branco impresso em 3D e folhas de ouro 24 quilates. Com valor de US$ 150 mil (R$ 821 mil) por pneu, esse modelo foi projetado mais para exibição do que para desempenho técnico.
Apesar dos valores extraordinários dos pneus especializados, a maior parte dos motoristas continua a contar com ampla gama de opções convencionais.
Pneus para veículos leves seguem com valores acessíveis e compatíveis com diferentes climas e tipos de uso.
Contudo, nos setores onde o risco, o peso e a velocidade não permitem falhas, o investimento em pneus de alto desempenho é uma exigência técnica, e não um luxo.