
Em uma pista do Aeroporto de Melbourne, na Austrália, um Tesla Model X P100D rebocou com sucesso um Boeing 787-9 Dreamliner de 130 toneladas, e estabeleceu um novo recorde mundial de reboque mais pesado feito por um carro elétrico de passageiros.
A ação da companhia aérea Qantas, marcou a primeira vez que um avião comercial foi puxado por um veículo de produção elétrica voltado ao transporte civil.
O Model X percorreu cerca de 300 metros puxando a aeronave, que estava sem passageiros, carga ou combustível excedente.

Com capacidade nominal de reboque de 2,5 toneladas, o SUV elétrico superou essa marca em mais de 50 vezes, sem qualquer modificação estrutural.
A façanha foi registrada como tentativa oficial de quebra de recorde pelo Guinness, tornando o Model X o primeiro carro elétrico de passageiros a realizar uma manobra desse tipo com sucesso.
A operação ocorreu em uma pista remota, sob supervisão de engenheiros da Qantas e técnicos da Tesla, que monitoraram torque e tração em tempo real.
Uso de rebocadores elétricos cresce na aviação australiana
Segundo a Qantas, o uso de veículos elétricos para rebocar aeronaves já ocorre em aeroportos como Sydney e Canberra.
A empresa possui mais de 10 mil equipamentos de serviço terrestre movidos a diesel, como caminhões de catering e veículos de apoio.
A substituição gradual por alternativas elétricas integra sua estratégia de sustentabilidade operacional.
A ação faz parte de uma colaboração entre Tesla e Qantas voltada à inovação e redução de emissões.
Além do feito no aeroporto, a parceria contempla a instalação de carregadores para veículos Tesla nos serviços Qantas Valet em Sydney, Melbourne, Brisbane e Adelaide.