
As vendas globais de veículos elétricos e híbridos plug-in cresceram 24% em junho deste ano em relação ao mesmo mês de 2024, totalizando 1,8 milhão de unidades, segundo a consultoria Rho Motion, à Reuters.
O avanço foi impulsionado pelo desempenho na China e na Europa, onde a adoção de tecnologias menos poluentes mantém ritmo acelerado.
Apesar do crescimento global, os Estados Unidos registraram queda de 1% nas vendas do segmento no mês.
De acordo com a Rho Motion, o desempenho negativo pode ser atribuído à retirada antecipada de subsídios federais, após aprovação de projeto de lei durante o governo do ex-presidente Donald Trump.
Charles Lester, gerente de dados da consultoria, afirmou que essa mudança dificultará a recuperação do setor norte-americano em 2025.
A tendência global
O maior crescimento percentual foi observado nos chamados mercados emergentes da Ásia, América do Sul e América Central, que juntos superaram a América do Norte pela primeira vez.
As vendas nesses países cresceram 43%, atingindo mais de 140 mil unidades.
Na China, principal mercado do mundo para veículos elétricos, as vendas saltaram 28% e alcançaram 1,11 milhão de veículos. Na Europa, o crescimento foi de 23%, totalizando 390 mil unidades.
A Europa tem se beneficiado de incentivos à compra de carros elétricos em países como Alemanha e Espanha, além da entrada de modelos com preços mais acessíveis.
Isso tem favorecido montadoras como Volkswagen e Renault, mas também permitido que marcas chinesas, como a BYD, ampliem sua participação no continente.
O setor automotivo global enfrenta ainda o impacto de tarifas de importação de 25% aplicadas pelos Estados Unidos, o segundo maior mercado mundial.
Segundo a Rho Motion, esse cenário levou várias montadoras a reavaliar ou retirar suas previsões de vendas para 2025 no país.