Linha de produção da fábrica da Jaguar Land Rover em Solihull, no Reino Unido
Divulgação/Reuters/Phil Noble
Linha de produção da fábrica da Jaguar Land Rover em Solihull, no Reino Unido

A startup Mint Innovation anunciou nesta sexta-feira (18) que recebeu financiamento do governo britânico para desenvolver um projeto de reciclagem de baterias de veículos elétricos com apoio da Jaguar Land Rover.

A iniciativa busca recuperar lítio, níquel e cobalto a partir de baterias no fim da vida útil.

O projeto faz parte do DRIVE35, programa do Departamento de Negócios e Comércio do Reino Unido que prevê 2,5 bilhões de libras (R$ 16,7 bilhões) até 2035 para fomentar a inovação e empregos na transição para veículos elétricos.

O projeto

A unidade de reciclagem ficará em West Midlands, no Reino Unido, e terá duração de três anos, segundo comunicado da Mint Innovation.

A empresa de tecnologia limpa trabalha em parceria com a Jaguar Land Rover, a recicladora LiBatt Recycling e o grupo Warwick Manufacturing da Universidade de Warwick.

O projeto garantiu um total de 8,1 milhões de libras (R$ 55,1 milhões na cotação atual), metade dos quais veio do Centro de Propulsão Avançada do governo britânico.

A proposta é recuperar minerais essenciais que, em geral, dependem de extração mineral com alto custo ambiental.

O funcionamento

A recuperação de minerais a partir de baterias usadas é vista como alternativa sustentável à mineração tradicional, o que reduz a dependência de insumos virgens e o impacto ambiental.

A professora Beth Johnston, da Universidade de Warwick, afirmou à Reuters que os processos avançados do projeto pretendem fornecer materiais de alta qualidade ao mesmo tempo em que reduzem essa dependência.

Apesar dos esforços para ampliar a frota elétrica, o governo britânico reconhece obstáculos: a meta é proibir a venda de novos carros a combustão até 2035, mas a demanda global por veículos elétricos está abaixo das expectativas.

O custo inicial elevado é apontado por consumidores como um dos principais entraves.

Em meio a esse cenário, o DRIVE35 prevê 2 bilhões de libras (R$ 13,4 bilhões) em apoio até 2030 e outros 500 milhões de libras (R$ 3,3 bilhões) para pesquisa e desenvolvimento nos cinco anos seguintes.

O objetivo é impulsionar empregos, competitividade e tecnologia no setor automotivo britânico.

Questões de mercado

Nos últimos meses, a Jaguar Land Rover enfrentou desafios. Em junho, a empresa revisou para baixo suas projeções de lucro até 2026, citando queda na demanda global.

Em abril, o governo britânico flexibilizou metas de eletrificação da frota para aliviar a pressão sobre a indústria automotiva.

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