
A Ford anunciou, nos Estados Unidos, o recall de 103 mil caminhonetes F-150 produzidas entre 2023 e 2025, após a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) identificar risco de quebra no parafuso do eixo traseiro, que pode provocar perda de potência ou capotamento.
De acordo com o relatório da NHTSA, um parafuso do eixo quebrado pode danificar as estrias do cubo do eixo, componentes responsáveis por transferir potência para as rodas e permitir que elas girem.
Estrias danificadas podem levar o veículo a se mover mesmo estacionado, caso o freio de mão não esteja acionado, ou causar perda de tração em movimento, aumentando o risco de acidentes.
A agência informou que, se o parafuso traseiro se soltar, os motoristas podem ouvir um ruído de clique. Caso ocorra a quebra, é possível perceber um barulho semelhante a chocalho.
A Ford afirmou que o reparo será realizado gratuitamente em concessionárias autorizadas, com substituição completa do conjunto do eixo traseiro.
O recall afeta apenas modelos F-150 vendidos no mercado norte-americano. Segundo a NHTSA, a estimativa é de que aproximadamente 1% das unidades convocadas apresentem o defeito.
A montadora notificará os proprietários conforme o cronograma definido pela agência de segurança.