
O Serviço Secreto dos Estados Unidos pretende ampliar a sua frota de veículos blindados, utilizados em operações especiais, por meio de uma parceria com a montadora General Motors (GM).
A agência está à procura de automóveis com maior potencial de camuflagem e capacidade off-road, que significa ser aprimorado para terrenos acidentados ou irregulares.
A parceria com a GM Defense, que é a subsidiária de produtos militares da fabricante norte-americana, busca aprimorar ou desenvolver uma plataforma veicular exclusiva à agência de proteção.
As informações foram repassadas pelo diretor do Serviço Secreto, Sean Curran, à revista Car and Driver.
Atual frota
Atualmente, a garagem do Serviço Secreto dos EUA conta com limousines presidenciais, Chevrolet Suburbans blidandas e SUVs utilizados em perseguições.
Surran relatou à revista que os Suburbans não são nada discretos e acabam atraindo muita atenção durante as operações especiais.
O desenvolvimento da plataforma forneceria veículos blindados que se integrariam melhor em determinadas localidades, como a África, exemplifica o diretor da agência.
A estratégia do Serviço Secreto é arquitetada a longo prazo, quando parte da frota – incluindo a popular limousine The Best (A Besta), utilizada pelo presidente dos EUA – não se enquadrasse mais às suas necessidades.
Durante anos, a agência de proteção comprou SUVs civis de diferentes concessionárias e os adaptou com blindagem.
Os painéis da carroceria eram desmontados e cortados. Depois, a proteção era soldada ao redor do carro e, por fim, tudo era parafusado de novo.
Isso resultava em um veículo pesado com milhares de quilos de blindagem. A aceleração, por exemplo, era afetada, e o veículo demorava a atingir alta velocidade.
Esses SUVs ficaram conhecidos como Monster Garage e acabaram se tornando um problema para o Serviço Secreto, afirmou Sean Curran.
Nova estratégia
Agora, a negociação com a GM Defense busca projetar plataformas blindadas desde o início, integrando capacidade, leveza e proteção de forma eficiente.
A escolha dos veículos depende do terreno, das ameaças envoltas nos ambientes e das necessidades operacionais.
Em sua entrevista, o diretor do Serviço Secreto não especificou qual modelo de plataforma está sendo desenvolvido com a GM Defense.
Porém, deixou em aberto três abordagens possíveis:
- Veículo de esquadrão de infantaria: derivado da plataforma Chevrolet Colorado ZR2, que é um automóvel leve, robusto e aprimorado para terrenos acidentados;
- Veículo utilitário leve: carros construídos sobre a plataforma Heavy-Duty (Serviço Pesado) da GM. Ofertam maior resistência e capacidade para modificações desde o início dos projetos.
- A terceira opção é o desenvolvimento de uma plataforma nova, que possa atendar às demandas do Serviço Secreto.