
O grupo de consumidores Janice Beecher e Omar Hakkaoui ingressou com ação coletiva em Connecticut, nos Estados Unidos, contra a Volkswagen.
Eles alegam que o SUV elétrico ID.4 apresenta um defeito no volante capaz de ativar sozinho o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), provocando acelerações repentinas e colocando motoristas em risco.
Segundo a ação, o defeito decorre de volantes capacitivos excessivamente sensíveis ao toque, que acionariam o ACC com um simples encostar da mão nos comandos táteis.
Os autores afirmam ter se envolvido em acidentes causados pelo problema, que os deixou receosos de utilizar o veículo.
Alegações contra a montadora
Beecher e Hakkaoui sustentam que a Volkswagen tinha conhecimento das falhas por meio de registros internos, reclamações de clientes e informações de concessionárias, mas não comunicou os proprietários nem ofereceu reparos gratuitos.
Para os consumidores, a omissão configura fraude, violação de garantias e enriquecimento sem causa, além de infringir leis de proteção ao consumidor em Connecticut e Massachusetts.
A ação pede julgamento por júri, indenizações por danos materiais, morais e punitivos, além de medidas cautelares que obriguem a fabricante a corrigir o problema em toda a frota.
Histórico de litígios
Este não é o primeiro processo enfrentado pela Volkswagen por falhas técnicas.
Em março de 2025, a montadora firmou acordo para encerrar uma ação coletiva sobre travas defeituosas nos modelos Atlas.
Também neste ano, a empresa fechou outro acordo relativo a alegações de que Audi e Volkswagen teriam ocultado defeitos no turbocompressor de determinados veículos.
Próximos passos
O processo deve avançar na Justiça federal norte-americana nas próximas semanas.
Caso aceite a ação como válida, o tribunal poderá determinar perícia técnica nos veículos ID.4, além de obrigar a montadora a oferecer reparos.
Até o momento, a Volkswagen não se manifestou oficialmente sobre as acusações publicamente sobre os temas.