
A fabricante britânica Triumph lançou no Brasil, em agosto, a nova Speed Twin 900. A versão 2025 do modelo clássico combina o visual retrô com recursos tecnológicos atualizados. A motocicleta chega às concessionárias pelo preço sugerido de R$ 61.190.
As mudanças incluem linhas mais refinadas no tanque, rodas com detalhes usinados e farol redondo de LED, que mantém a identidade clássica, mas oferece maior eficiência. O assento da moto foi redesenhado com uma espuma mais espessa, proporcionando uma melhor ergonomia em trajetos longos, de acordo com a Triumph.
A altura de 78 centímetros do solo pode ser reduzida para 76 cm com acessório opcional, o que amplia a acessibilidade para pilotos de diferentes estaturas. Já em seu conjunto ciclístico, a Speed Twin 900 recebeu suspensão dianteira invertida Marzocchi de 43 mm e novos amortecedores traseiros com reservatório piggy-back.
O braço oscilante agora é de alumínio, substituindo a versão em aço, o que garante mais leveza e rigidez. Segundo a Triumph, as novas configurações da Speed Twin 900 2025 possibilitam ao condutor maior estabilidade em curvas, com isso o desempenho se mantém estável tanto em uso urbano quanto rodoviário.
Já o seu sistema de freios foi atualizado com pinça radial de quatro pistões e disco de 320 mm na dianteira. Em sua traseira, o conjunto conta com pinça deslizante e disco de 255 mm, completando o pacote de controle.
A fabricante britânica destaca que esses ajustes possibilitam que as frenagens, por exemplo, ocorram com maior segurança e precisão, evitando derrapagens.
Motor e desempenho

O motor bicilíndrico de 900 cm³ é refrigerado a líquido e segue como um dos pontos fortes da Speed Twin 900. Ele entrega 65 cv de potência a 7.500 rpm. Além disso, oferece 80 Nm de torque máximo já a partir de 3.800 rpm.
Segundo a Triumph, as configurações do motor possibilitam que a nova moto tenha aceleração consistente, com respostas rápidas em baixas e médias rotações.
Já o câmbio possui cinco marchas e trabalha em sintonia com a embreagem assistida e deslizante, que reduz o esforço do piloto e evita travamentos em reduções mais bruscas. Vale destacar que a motocicleta ainda oferece dois modos de condução: Road e Rain. Eles ajustam a resposta do acelerador e a atuação do controle de tração conforme o cenário.
De acordo com a fabricante britânica, a Speed Twin 900 apresentou consumo médio em torno de 23 km/l em seus testes de rodagem, o que garante uma autonomia razoável com o tanque de 12 litros. O motor também foi atualizado para cumprir as normas atuais de emissões de poluentes.
Tecnologia e conectividade
O painel mistura instrumentos analógicos e digitais, ou seja, mescla a identidade clássica à entrega de mais informações sobre a moto ao condutor. Entre os recursos disponíveis, estão o computador de bordo e o indicador de marcha, consumo médio e autonomia. Há ainda porta USB para carregamento de celulares ou outros eletrônicos.
Conforme a Triumph, a iluminação de LED melhora a visibilidade em períodos noturnos e contribui para a durabilidade do conjunto. O sistema de controle de tração pode ser desligado, permitindo uma maior liberdade aos condutores mais experientes.
A fabricante ainda disponibiliza mais de 75 acessórios oficiais para personalização, incluindo opções de bagageiros, bancos, manoplas aquecidas e proteções adicionais.
A Speed Twin 900 pode ser adaptada tanto para um perfil urbano quanto rodoviário. Essa versatilidade amplia o alcance da moto no mercado brasileiro, com o objetivo de atender públicos diferentes.