
A Tesla , do empresário Elon Musk , confirmou nesta sexta-feira (29) o lançamento do Model Y Performance , a versão mais potente do seu modelo mais vendido. O anúncio foi realizado no perfil Tesla Europe & Middle East na plataforma X , que também pertence ao bilionário.
Na quarta-feira (27), a página da marca de eletrificados publicou um vídeo, na mesma rede social, exibindo o que seria o spoiler traseiro de um dos seus veículos. Além disso, adiantou na legenda: “alerta de spoiler” , dando a entender que anunciaria algum lançamento em um futuro próximo.
Já nesta sexta-feira (29), a Tesla confirmou o retorno do Model Y Performance com imagens internas e externas do veículo. Por ser otimizado para maior desempenho, a marca decidiu exibi-lo em movimento , realizando ultrapassagem na estrada e com cenas ampliadas de suas rodas.

O SUV elétrico, fabricado na Alemanha, terá sua estreia na Europa já em setembro . De acordo com a Tesla, a versão foi projetada para o uso diário, em vias urbanas, mas também para viagens longas em rodovias.
Configuração
O Model Y Performance possui as seguintes dimensões:
- Comprimento: 4.796 mm;
- Largura: 1.982 mm (espelhos rebatidos);
- Altura: 1.611 mm;
- Distância ao solo: 151 mm.
A Tesla destaca que o Performance carrega novos painéis dianteiro e traseiro , adaptados para garantir uma maior estabilidade em altas velocidades . Possui jantes forjadas Arachnid 2.0 de 21 polegadas e pinças de travão vermelhas.
Além disso, dispõe de spoiler em fibra de carbono, acabamentos em preto brilhante e iluminação exterior com o logotipo do Performance .
Já em seu interior, o Model Y Performance aposta em um acabamento mais sofisticado e esportivo . Os bancos dianteiros contam com extensores elétricos para apoio das pernas, garantindo maior conforto em viagens longas.
Os pedais em alumínio reforçam a pegada dinâmica do modelo, enquanto detalhes em fibra de carbono , aplicados no painel de instrumentos e nas portas, acrescentam toque de exclusividade e modernidade ao conjunto, segundo a Tesla.
Além disso, a marca destaca que a cabine foi aprimorada com materiais de isolamento, incluindo vidro acústico. Acrescenta que os bancos são aquecidos e ventilam na primeira fileira com reforço adicional.
O cockpit dispõe de uma tela central de 16 polegadas , que se diferencia das demais versões por oferecer molduras mais finas e uma resolução mais aprimorada . Esse novo display substitui o sistema de 15,4 polegadas encontrado nas outras configurações.
O SUV é equipado com dois motores elétricos . Além disso, carrega uma bateria de alta tensão melhorada com células de maior capacidade.
Confira outros detalhes do Model Y Performance:
- Potência: 460 cv;
- Aceleração de 0 a 100 km/h em : 3,5 segundos;
- Autonomia (WLTP): 580 km;
- Velocidade máxima: 250 km/h.
- Consumo médio: 16,2 kWh/100 km.
A nível de comparação, o Model Y possui aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos . Já a sua autonomia também é menor: 568 km.
Venda
O Model Y Performance tem valor inicial de € 61.990 euros (R$ 393 mil, aproximadamente).
Já as entregas estão previstas para setembro no mercado europeu.