
Com estreia em 24 de outubro de 1998, a Fiat Strada nasceu como derivação do Pálio para substituir a Fiorino, versão picape do antigo Uno. Com a ponta da tabela no segmentos durante os anos 2000, o modelo tornou-se popular e um sucesso de vendas rapidamente, unindo robustez e praticidade tanto no lazer quanto no trabalho.
Mesmo após quase três décadas, a picape marcante da Fiat ainda vende muito. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional de Veículos Automotores), a Strada lidera o ranking de emplacamentos na categoria Picapes pequenas, com 87.424 emplacamentos em 2025.

Desde sua estreia, o modelo tem sido um exemplo de renovação, trazendo inovações como a cabine estendida em 1999, cabine dupla em 2009 e a terceira porta em 2013. Já em 2020, a Strada passou por uma reestruturação completa, onde passou-se a oferecer veículos com quatro portas e cinco lugares. Em 2021, novamente veio o destaque extremamente positivo, ao se tornar a primeira picape do seu segmento a oferecer um câmbio automático do tipo CVT.
Em 2023, a melhoria concentrou-se no motor, onde recebeu melhorias na performance com o novo motor Turbo 200 Flex, resultando em aumento de potência e torque. Através desta aquisição, a Strada tornou-se a primeira picape compacta turbo flex no mundo, também recebendo um novo design e uma versão exclusiva, a Ultra.
Na celebração do 25° aniversário da Strada, a Fiat lançou a edição especial Edizione 25, que contava com 1.025 unidades, que se destacava pelo seu design exclusivo.
Um pouco da história
Como já dito, foi lançada em 1998 e introduziu a cabine estendida em 1999. Resultante de suas ações, assumiu a liderança da categoria já em 2000 e estreou a série especial MTV em 2001.
Em 2002, chegou com a sua primeira inovação na roupagem, já que modernizou-se para a versão Adventure, com motor 1.8 8v, em substituição ao 1.6 16v.
Já em 2004, renovou novamente seu estilo, lançando a série especial Try on Adventure, acarretando, em 2007, na chegada da série Original Adventure.

Em 2008, resolveu apostar em robustez, aderindo ao termo especialmente na versão Adventure, que trazia o bloqueio eletrônico do diferencial Locker. Em 2009, ela se provou certeira e impactante, já que trouxe a inovação da cabine dupla.
Em 2010, novamente com olhares para o motor, introduziu o Motor Etorq 1.8 16V, substituindo o 1.8 8v. Em 2011, o câmbio automatizado Dualogic equipou a versão Adventure cabine dupla.
A quarta estilização do modelo chegou em 2012, com novo design frontal, acabamento interno e diversos conteúdos. Destaque para a versão Trekking com motor Etorq 1.6 e cabine dupla disponível em todas as versões.

2013 veio com o lançamento da série especial Mangalarga Marchador e reestilização da parte traseira, com novas lanternas e caçamba mais alta, além ser pioneira com a terceira porta na cabine dupla.
Em 2014, a Strada atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas em território nacional, após trazer a Linha 2015 com pacote Dark nas versões Trekking e Adventure. 2015 também trouxe a central multimídia na série Adventure Extreme.

2016 chegou com novas versões: Working Plus 1.4 Flex, com cabine simples, Hard Working trazendo cabine simples, estendida e dupla, e Adventure 1.8 16V Flex Dualogic, com cabine dupla.
Em 2018, lançou a Freedom 1.4 Cabine Dupla e revelou nova versão da Fiat Strada para a linha 2019, que foi lançada em 2020. Em 2021, o modelo ganhou câmbio tipo CVT e 2023 se tornou a primeira picape B-picape turbo flex no mundo e lançou a versão Ultra.
Em 2024, veio mais uma vez a marca de líder de mercado, terminando o ano como carro mais vendido do Brasil, à frente de veículos de passeio e utilitários. 2025 veio o foco na segurança, trazendo 4 airbags, câmera de ré e controles de estabilidade e tração.
Em 2026, a Strada chegará com motor turbo 1.0 e transmissão automática CVT, proporcionando um conjunto mais potente e econômico.