
A Volkswagen do Brasil ampliou em 50% suas exportações de veículos entre janeiro e agosto de 2025, totalizando 83.696 unidades embarcadas no período.
O volume supera com folga as 55.873 unidades exportadas no mesmo intervalo de 2024 e marca o melhor resultado mensal desde abril de 2018, com 15.999 carros enviados ao exterior em agosto.
O salto reflete, sobretudo, a demanda da Argentina, que importou 41.334 veículos da marca neste ano — crescimento de 99% em relação a 2024. México (20.447 unidades, alta de 6%), Colômbia (8.178, avanço de 76%) e Chile (5.280, aumento de 82%) também puxaram a expansão.
Além da América Latina, a montadora retomou embarques para a África com um lote de 200 unidades do SUV T-Cross enviado a seis países.
Modelos mais vendidos para fora
O hatch Polo lidera a lista de exportações, com 27.445 unidades embarcadas de janeiro a agosto, crescimento de 36% sobre 2024.
O modelo também sustenta a liderança do mercado nacional há cinco meses consecutivos e acumula 83.064 unidades vendidas no Brasil neste ano.
Entre os SUVs, o Novo T-Cross registrou aumento de 80% nos embarques (13.963 unidades), seguido pelo Nivus, que cresceu 26% (12.690 unidades).
A picape Saveiro (15.687 unidades) e o recém-lançado Tera (11.152) completam o ranking dos cinco modelos mais exportados.
Expansão para novos mercados
Além de ampliar presença nos principais destinos da América Latina, a Volkswagen iniciou em 2025 as exportações do SUV Tera, desenvolvido no Brasil, para Argentina, México, Chile, Colômbia e Uruguai.
A companhia também já programou envios para Bolívia, Equador e República Dominicana até o fim do ano.
Na África, onde a montadora já comercializou cerca de 62 mil veículos entre 1980 e 2023, está previsto novo lote de 100 T-Cross em setembro, o que reforça a estratégia da marca de diversificação geográfica.
Contexto do setor
O desempenho da Volkswagen contrasta com a retração do mercado interno brasileiro em alguns segmentos neste ano.
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as exportações do setor automotivo como um todo cresceram em ritmo mais moderado no período.
Enquanto isso a montadora alemã ampliou a fatia como principal exportadora de veículos do país, com mais de 4,3 milhões de unidades enviadas ao exterior desde sua instalação no Brasil.