Temporal provoca queda de telhado na fábrica da Toyota em Porto Feliz/SP
Divulgação/ Defesa Civil/SP
Temporal provoca queda de telhado na fábrica da Toyota em Porto Feliz/SP

A Toyota do Brasil confirmou nesta sexta-feira (03) que retomará gradualmente a produção de veículos em Sorocaba e Indaiatuba, ambas no estado de São Paulo, após um temporal com rajadas violentas que destelharam a fábrica de motores da marca em Porto Feliz,  em 22 de setembro deste ano.

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A decisão contará com motores importados e deve inicialmente atender apenas às versões híbridas de Corolla e Corolla Cross. Segundo a montadora, o plano prevê recuperar até dezembro o volume de veículos híbridos não fabricados entre 23 de setembro e 31 de outubro.

Já a unidade de Porto Feliz, que sofreu os maiores danos, segue sem prazo definido para reabrir. 

Os trabalhadores da Toyota aprovaram no dia 28 de setembro, em Sorocaba, o acordo de layoff negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

A medida suspende temporariamente contratos de trabalho após a fábrica ser afetada pelo temporal. 

Produção parcial com motores importados

Na primeira etapa, os veículos serão montados com motores vindos de fábricas da Toyota no exterior.

O cronograma inclui produção restrita aos híbridos destinados ao mercado doméstico e de exportação.

A linha convencional, que abrange Corolla, Corolla Cross e Yaris Hatch, deve voltar apenas em janeiro de 2026, com expansão gradual até fevereiro. O Yaris Cross segue em preparação, sem data oficial de lançamento.

Impacto sobre trabalhadores e extensão dos danos

Os cerca de mil e duzentos funcionários da unidade de Porto Feliz terão contratos suspensos temporariamente.

Já os empregados de Sorocaba e Indaiatuba retornam ao trabalho em 21 de outubro, após férias coletivas emergenciais.

Dirigentes sindicais da região afirmaram que a prioridade deve ser a preservação dos empregos e o cumprimento de direitos trabalhistas durante o período de lay-off.

A fábrica de motores de Porto Feliz, responsável por abastecer veículos vendidos no Brasil e em outros países da América Latina, sofreu avarias de grande porte.

Os trabalhos atuais se concentram na avaliação dos equipamentos e na transferência temporária para outras localidades.

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