
A Volkswagen do Brasil registrou em setembro (2025) seu melhor resultado para o mês desde 2014, com 39.687 unidades emplacadas.
O destaque foi o SUV Tera, lançado em junho, que alcançou 7.610 vendas e assumiu a liderança do segmento no mês, superando seus dois principais concorrentes somados.
Desde o início do ano, o Tera acumula 17.761 unidades vendidas, segundo dados da Fenabrave.
O desempenho reforça o avanço da marca, que cresceu 10,6% no acumulado do ano — três vezes mais que o mercado geral, que subiu 3,3%.
Desempenho do mercado
De acordo com o relatório da Fenabrave, o setor de automóveis e comerciais leves somou 231.370 unidades em setembro, alta de 7,9% sobre agosto.
A Volkswagen conquistou 17,6% de participação, ampliando a distância para Fiat e GM na categoria automóvel.
O avanço é atribuído à boa aceitação da nova linha de SUVs e o bom desempenho do Polo, além da retomada de estoques após o lançamento do Tera.
O modelo, que teve mais de 12 mil pedidos em 50 minutos na noite de estreia, consolidou-se como um dos lançamentos de maior impacto recente no mercado nacional.
No ranking geral, o Volkswagen Polo manteve a liderança absoluta, com 10.647 unidades, seguido por Fiat Argo e Hyundai HB20.
Expansão e liderança em SUVs
Somando todos os modelos da família SUVW (T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4), a Volkswagen atingiu 133.576 emplacamentos entre janeiro e setembro, mantendo a liderança do segmento.
O T-Cross segue como o SUV mais vendido do Brasil no acumulado do ano, com 65.990 unidades.
Segundo a fabricante, o desempenho do Tera reforça a estratégia de consolidar presença no mercado de utilitários esportivos médios, segmento mais competitivo do país.
A Volkswagen teve três modelos entre os seis mais vendidos do país em setembro — Polo, Saveiro e Tera. O resultado contribuiu para o melhor setembro em uma década.