
A Ford anunciou dois grandes recalls nos Estados Unidos, que juntos somam quase 310 mil veículos.
Segundo a agência de notícias Reuters, os chamados foram divulgados nesta semana pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA).
Os modelos que foram chamados são: Bronco, Explorer, F-150 Lightning, Lincoln e Econoline.
As falhas vão de bolhas no para-brisa a painéis soltos e lanternas defeituosas.
Segundo a NHTSA, os reparos serão feitos gratuitamente nas concessionárias autorizadas.
Os recalls elevam para quase meio milhão o total de veículos da montadora convocados para reparo apenas nesta semana, reflexo de diferentes falhas de fabricação identificadas nos sistemas de segurança e acabamento.
Problemas em bancos, para-brisas e defletores
O primeiro recall envolve 227.006 veículos da marca. Entre eles, 163.256 SUVs Bronco com parafusos soltos nos bancos dianteiros, que podem comprometer a fixação do assento.
Outros 56.841 modelos Lincoln e Explorer apresentam bolhas de ar visíveis nos para-brisas, o que reduz a visibilidade e aumenta o risco de acidentes.
Também foram incluídas 6.909 vans Econoline, com falhas no sistema de descongelamento e desembaçamento do para-brisa. Todos os veículos afetados terão as peças substituídas gratuitamente.
No dia anterior ao anúncio, a Ford já havia feito outro chamado para 175 mil unidades dos SUVs Expedition e Lincoln Navigator, além das picapes da Série F, por defletores de vento no teto solar que poderiam se soltar durante a condução.
Painéis e lanternas com risco de desprendimento
O segundo recall, divulgado nesta sexta-feira, afeta 79.781 veículos por problemas nos painéis internos das portas dianteiras e mau funcionamento das lanternas traseiras.
Entre os modelos, estão 14.843 picapes F-150 Lightning BEV, com falha na barra de luz traseira, e 64.938 veículos Ford Flex, que podem apresentar desprendimento dos painéis laterais.
Além disso, a montadora convocou 34.481 transmissões automáticas 10R80 remanufaturadas, usadas como peças de reposição em alguns modelos Ford e Lincoln, por risco de mau funcionamento.
A NHTSA informou que as correções também serão gratuitas e devem começar nas próximas semanas.
Somando os dois anúncios, a Ford já supera 480 mil veículos convocados para recall em menos de uma semana nos Estados Unidos.



