
A Ford encerrou a produção do Focus em Saarlouis, na Alemanha, após 27 anos e 12 milhões de unidades. No Brasil, o modelo não é comercializado desde 2019.
O fim do hatch marca a retirada de um dos modelos mais vendidos da marca na Europa e mostra a mudança para plataformas elétricas.
Anunciada em 2022, a descontinuação ocorre no contexto da transição europeia para veículos elétricos.
Sem novo produto previsto para Saarlouis, a fábrica permanece sem destino definido enquanto a Ford reorganiza a linha regional e projeta um crossover médio híbrido e elétrico para 2027, segundo a Autocar.
Impacto na fábrica e no portfólio europeu
Funcionários divulgaram nas redes sociais que o Focus estava deixando a linha em Saarlouis, encerrando a produção do modelo iniciado em 1998.
A emissora alemã Saarländischer Rundfunk confirmou o encerramento. A Ford informou anteriormente que não pretendia alocar novos produtos na unidade e ainda não encontrou comprador para o complexo industrial.
A saída do Focus ocorre após o fim do Fiesta, o que reduz a oferta de veículos compactos e médios da marca na Europa.
Em seu lugar, a Ford tem direcionado esforços para dois crossovers elétricos, o Explorer e o Capri, ambos desenvolvidos sobre a arquitetura MEB, do Grupo Volkswagen.
A Autocar noticiou que a empresa prepara um novo crossover de porte médio para 2027, com versões híbridas e elétricas, que será vendido ao lado do Kuga.
Queda de participação e reposicionamento
Com a retirada de modelos de volume, a Ford perdeu espaço na região. De acordo com dados da ACEA, associação europeia do setor automotivo, a marca caiu da 2ª posição em 2015 para a 12ª em 2023, praticamente reduziu à metade a participação.
A montadora desenvolve atualmente um plano de recuperação e nomeou Jim Baumbick, ex-responsável por Focus e Kuga, como diretor para a Europa após três anos sem comando exclusivo no continente.
A função inclui definir produtos considerados mais adequados ao mercado local, segundo comunicado da empresa.
O que vem a seguir
Enquanto o futuro de Saarlouis permanece indefinido, a Ford mantém produção europeia concentrada em plataformas elétricas e híbridas.
A transição inclui acordos industriais com fornecedores do ecossistema MEB e revisão da linha de motores a combustão até o fim da década.
Segundo a Autocar, o novo crossover planejado não substituirá o Kuga, mas integrará a estratégia de ampliação da oferta eletrificada em segmentos de maior procura, após a queda estrutural dos hatches médios no mercado europeu.