A Aston Martin São Paulo recebeu as primeiras unidades do DBX S no Brasil. Segundo a marca, o lote inclui carros já destinados a clientes, além de veículos para exposição e pronta entrega. O SUV chega ao mercado brasileiro com preço inicial de R$ 3.600.000 e passa a ocupar o topo da linha da fabricante no país.
O DBX S foi apresentado globalmente em maio do ano passado como evolução do DBX707. No Brasil, o modelo estreia com motor V8 biturbo de 4,0 litros, que entrega 727 cv e 91,8 kgfm de torque. A Aston Martin afirma que o conjunto recebeu tecnologias transferidas do supercarro Valhalla, incluindo alterações nos turbos e melhorias internas.
Com esse pacote, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atinge 310 km/h de velocidade máxima. A marca também informa redução de 0,3 segundo no tempo de 0 a 200 km/h em relação ao antecessor.
- Veja também: Porsche registra patente de motor a hidrogênio
Tração variável e câmbio de nove marchas
O DBX S utiliza transmissão automática de nove velocidades com embreagem úmida. Segundo a fabricante, o sistema permite distribuir a força entre os eixos de forma variável, com capacidade de enviar até 50% do torque para a dianteira e até 100% para as rodas traseiras, de acordo com as condições de uso.
A Aston Martin também recalibrou os pontos de troca para aproveitar a faixa de giro ampliada do motor. Nos modos Sport e Sport+, as reduções de marcha ficaram mais agressivas.
Menos peso e mais agilidade
Além do aumento de potência, o DBX S recebeu um conjunto de mudanças para reduzir peso. Entre os destaques está o teto opcional de fibra de carbono, com quase três metros quadrados, apontado pela marca como o maior componente desse material já aplicado em um Aston Martin. A peça reduz 18 kg e, por estar no ponto mais alto do carro, também ajuda a baixar o centro de gravidade.
Outra novidade é a oferta de rodas de magnésio de 23 polegadas, opção inédita para um SUV da marca. Segundo a fabricante, a escolha permite cortar mais 19 kg de massa não suspensa. O modelo também pode ser configurado com grade frontal de policarbonato em padrão colmeia, solução voltada à redução de peso e melhor distribuição de massas.
A direção ficou 4% mais rápida e o diâmetro de giro caiu para 12 metros, quase meio metro a menos que antes, segundo a Aston Martin.
Suspensão revista e freios de carbono-cerâmica
O DBX S incorpora o pacote de atualizações de suspensão adotado pela linha no ano passado. Isso inclui nova calibração das molas pneumáticas e dos amortecedores eletrônicos, com foco em reduzir transferência de peso e melhorar estabilidade.
A marca informa que o controle eletrônico de rolagem limita a inclinação da carroceria a 1,5 grau no máximo. A frenagem fica a cargo de discos de carbono-cerâmica, com 420 mm na dianteira e 390 mm na traseira.
Visual exclusivo e interior com Alcantara
No desenho, o DBX S se diferencia por elementos como a nova grade dianteira com aletas em preto, para-choques revistos e escapamentos quádruplos com saídas empilhadas na vertical. O SUV também pode receber componentes em fibra de carbono nos espelhos, saias laterais, difusor e para-lamas.
Na cabine, o modelo traz acabamento próprio, com padrão em “espinha de peixe” nos bancos e revestimento de série em Alcantara e couro semianilina. O sufixo “S” aparece nos assentos, soleiras e placa do motor.
O sistema multimídia usa a nova arquitetura eletrônica da Aston Martin e o DBX S vem de fábrica com sistema de áudio de 800 W e 14 alto-falantes. Há ainda opção de conjunto Bowers & Wilkins com 1.600 W e 23 alto-falantes.