
A Ford dos Estados Unidos abriu um recall para 180 mil unidades dos modelos Ranger e Bronco de 2024 a 2026 por apresentarem defeitos no aparafusamento dos bancos dianteiros. O chamado foi convocado pelo órgão norte-americano NHTSA, que afirma os perigos da redução de segurança aos passageiros que pode ser causada pela falta de manutenção.
Motivo do recall
A convocação se dá pelo defeito no conjunto de articulações dos assentos, que permitem a alteração de posição do banco no veículo. Para funcionar de maneira certa, o conjunto precisa manter sua rigidez em casos de frenagem ou impactos maiores. Nos veículos convocados, a marca registrou a possibilidade do afrouxamento destes parafusos ao longo do tempo, o que pode gerar riscos aos passageiros e motoristas.
Quais medidas podem ser adotadas
A Ford afirma que os usuários podem identificar a falha por meio de rangidos ou barulhos vindos dos bancos. A campanha atinge 117.443 unidades do Ford Bronco e 62.255 unidades da Ranger produzidos entre o final de 2024, até o começo de outubro de 2025.
- Veja também: Tesla faz recall de 218 mil carros por câmera de ré

Para o consumidor obter a informação se seu modelo foi afetado, a consulta pode ser feita por meio do número do chassi nos canais oficiais da marca. A Ford também disponibilizou um canal de atendimento ao cliente pelo número 1-866-436-7332 em caso de dúvidas a respeito do recall.
Onde ocorrerão os reparos
O reparo destes modelos será feito gratuitamente em concessionárias da Ford por meio de uma inspeção e substituição dos parafusos nos assentos defeituosos. Cartas para os proprietários do veículo para informar a respeito do problema estavam previstas para serem entregues no dia 11 de maio de 2026. Já a solução definitiva do problema pode começar a ser divulgada a partir de julho de 2026, segundo o órgão NHTSA.
A Ford do Brasil não divulgou informações que este recall poderá ocorrer nos modelos da Ranger e Bronco comercializados nas concessionárias brasileiras.