
O protótipo do carro voador elétrico desenvolvido pela Eve Air Mobility, empresa ligada à Embraer, realizou o primeiro voo teste de transiçã o da aeronave. A etapa é considerada fundamental para o desenvolvimento do veículo.
O teste foi realizado em Gavião Peixoto, cidade do interior de São Paulo. O veículo é considerado um carro voador porque ele foi pensado para viagens curtas, mais silenciosas e menos poluentes.
Durante as atividades, a empresa conseguiu mudar o voo vertical para o voo horizontal. A etapa foi possível por conta da ativação da hélice propulsora traseira da aeronave.
O avanço, de acordo com a Eve, marca o início da fase de transição do voo vertical para o voo sustentado pelas asas.
Ainda segundo a Eve, durante o teste, o carro voador ficou pouco mais de três minutos no ar e atingiu uma velocidade máxima de 55 km/h.
A aeronave também atingiu a altura de pouco mais de 27 metros em relação ao solo e percorreu aproximadamente 1,5 quilômetro.
Ainda de acordo com a Eve, a fase de transição é uma das etapas mais críticas do voo de aeronaves eVTOL, pois envolve justamente a passagem da aeronave da sustentação vertical para o voo horizontal.
De acordo com o chefe de engenharia da Eve Air Mobility, Marcelo Basile, o teste validou metas de desempenho e os dados coletados no voo servirão de suporte à expansão para os voos em maiores velocidades.
"Este voo demonstrou com sucesso a ativação do propulsor em voo e validou metas de desempenho importantes no início da fase de transição. Os dados coletados darão suporte à expansão contínua do envelope de voo à medida que avançamos para velocidades mais altas e testes de voo de transição mais complexos."
A expectativa da empresa agora é aumentar a velocidade da aeronave durante os próximos voos de transição.
A Eve também informou que planeja realizar testes para dar suporte a operações em velocidades de até 50 nós, pouco mais de 90 km/h.