Carros presidenciais precisam se destacar dos demais, afinal, transportar chefes de Estado demanda reforços e cuidados especiais em segurança e também muito conforto. Na Rússia , Vladimir Putin desfila por Moscou com um Aurus Senat , que não esconde a inspiração nos Rolls-Royce. O quarto presidente da Rússia foi o responsável por “apresentar” o facelift do modelo.
O Senat renovado apareceu na cerimônia de posse do presidente russo e seguirá sendo exclusivo de Putin por algum tempo, já que a produção em série está programada para começar no ano que vem.
O novo carro de Putin apresenta linhas clássicas de um sedã sóbrio. A grade central é bem ampla e traz linhas na vertical para dar um ar de autoridade. Os faróis contam com tecnologia de LED e são afinados. A nova versão traz grade e conjunto óptico redesenhados.
Na traseira, as luzes também ficaram mais finas e ganharam um ar mais autêntico. O suporte para a placa não é mais no porta-malas e sim no para-choque, ficando com um visual mais limpo. O que não foi alterado foi o caimento do teto e o vinco na altura de cintura do Senat, que mostram claramente a inspiração nos sedãs da Rolls-Royce .
O interior conta com tudo o que é de se esperar de um carro desse padrão. Os bancos são em couro com apliques que lembram mármore preto. Vale destacar a grande central multimídia e o painel de instrumentos digital. Há ainda câmeras por todo o modelo e sistema de visão noturna.
O motor é um V8 híbrido de 4,4 litros com potência estimada na casa dos 598 cv, desenvolvido com auxílio do departamento de engenharia da Porsche , enquanto o câmbio é automático de nove marchas.
Medindo 5,63 m de comprimento na versão “normal”, possui ainda uma versão longa, com 6,6 metros. A opção presidencial conta ainda com toda a blindagem e equipamentos necessários para a segurança de Putin e pesa 6,2 toneladas, o que significa 3,5 toneladas a mais que o modelo convencional.
A produção do Senat sempre foi bem limitada, cerca de 120 unidades por ano. Segundo a Reuters, a Aurus irá produzir o modelo em uma planta que era de propriedade da Toyota em São Petersburgo. A fábrica foi transferida da Toyota para a NAMI, uma organização estatal russa responsável por pesquisa e desenvolvimento automotivo.
A Nami também controla 65% da AutoVAZ, que comprou a Lada da Renault até a invasão russa à Ucrânia .
A Aurus ainda possui em seu portfólio uma van de luxo, chamada de Arsenal, uma versão conversível do Senat, e o Komendant, um SUV também de luxo com mais de 5 metros de comprimento.