Os fãs do Corolla Cross pediram e a Toyota atendeu. Com a linha 2025 do SUV, a marca finalmente aplicou aqueles esperados ajustes, como o fim do freio de estacionamento por pedal. Junto com isso, nas versões híbridas XRX e XRV Hybrid, veio uma atualização no visual e a estreia da nova identidade global da Toyota para neutralidade de carbono, chamado de “Beyond Zero (representada por um novo logo na lateral frontal do modelo).
A maior alteração no visual externo foi aplicada na dianteira, com a nova grade, agora mais tecnológica com o desenho estilo colmeia e integrada ao para-choque, formando uma peça única. Os faróis full led foram renovados e agregaram luz de direção dinâmicas (nas versões mais caras). Mudaram também as rodas de 18 polegadas, enquanto na traseira, apenas o grafismo das lanternas foi alterado.
Na traseira, uma das autalizações pedidas pelos fãs do SUV: a tampa do porta-malas recebeu sistema de abertura elétrica, inclusive pelo movimento dos pés (ainda exclusividade das versões topo também). Por dentro, além das novas texturas nos bancos, a outra tão esperada alteração: o freio de estacionamento com comando elétrico e acionado por um pequeno botão no console central. Sim, foi o fim do pedal de freio de estacionamento, motivo de tantas críticas e memes.
Ainda por dentro, mudou o painel de instrumentos de 12,3 polegadas, agora 100% digital e com três configurações de telas. Ao lado do já conhecido e bom sistema multimídia com tela de 9 polegadas – que traz espelhamento para sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem fio – a novidade garantiu um ar mais tecnológico para o interior do Corolla Cross, que passou a contar também com carregador de celular por indução.
Partindo dessas importantes atualizações, nada foi alterado no Corolla Cross em relação a oferta de versões e de motorização, o que não é ruim. A Toyota manteve as opções equipadas com o motor 2.0 flex, agora com 2 cavalos a menos – 175 cv de potência – por causa da recalibração para adequação aos novos limites de emissões. As versões híbridas, como a XRX Hybrid que ilustra essa reportagem, seguem com o conjunto formado pelo motor a combustão 1.8 flex e dois motores elétricos, acompanhados da transmissão automática do tipo CVT. Isso significa que o Corolla Cross Hybrid mantém o ponto forte oferecido por um híbrido pleno, a autonomia generosa e a versatilidade por não exigir paradas para carregamento da bateria (o trabalho é feito pelo motor a combustão).
Pelos dados do Inmetro, o Corolla Cross híbrido faz médias de 17,7 Km/l na cidade, e 14,6 Km/l na rodovia. O SUV segue muito bem servido de segurança, com todas as versões equipadas com o pacote Toyota Safety Sense, que oferece recursos de assistência a condução, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática e assistente de ponto cego, para dar os principais exemplos. E nas versões topo de linha, é equipado com 07 airbags (06 nas demais).
Com essas correções pontuais e estratégicas, a Toyota criou rapidamente um novo cenário para o seu SUV. Desde que a linha 2025 chegou às lojas, em maio passado, o Corolla Cross passou a vender mais que o Jeep Compass, até então o líder do segmento e com certa tranquilidade. Agora, faltando menos de dois meses para o encerramento do ano, o Jeep Compass segue em vatagem no acumulado, mas por uma diferença de apenas 347 unidades (números de outubro). Sinal claro de que os ajustes aplicados fizeram bem ao Corolla, que pode fechar o ano na liderança.
Preço Toyota Corolla Cross 2025
XRX HYBRID: R$ 212.890
XRV HYBRID: R$ 206.290
GR-SPORT: R$ 201.790
XRX 2.0 FLEX: R$ 195.390
XRE 2.0 FLEX: R$ 183.490