![Caminhão protótipo elétrico H2Rescue Caminhão protótipo elétrico H2Rescue](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/3e/s1/2k/3es12kyaln315ivl374br8mer.jpg)
A Cummins, por meio da Accelera, segmento de negócios da empresa, entrou para o Guinness World Records™. O título conquistado veio pela maior distância percorrida por um caminhão elétrico pesado movido a célula de combustível de hidrogênio (FCEV), e sem reabastecimento.
O protótipo H2Rescue, baseado no Kenworth T370, completou 2.906 Km com uma única carga no último trimestre de 2024, em trajeto feito na Califórnia (EUA). O caminhão foi monitorado de perto e validado por um juiz do Guinness, que confirmou que o tanque de hidrogênio estava lacrado. A jornada destacou a viabilidade do hidrogênio como alternativa para transporte de longa distância e aplicações em cenários de emergência. Equipado com um motor de célula de combustível Accelera by Cummins e um propulsor de tração de 250 kW, o veículo consumiu 168 Kg de hidrogênio durante o percurso.
Rodando em velocidades entre 80 e 88 km/h, o H2Rescue operou em temperaturas de 15°C a 27°C, emitindo 0 kg de CO₂. Este projeto é fruto de uma colaboração estratégica entre a Accelera, a Direção de Ciência e Tecnologia do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), o Departamento de Energia (DOE) e o Departamento de Defesa (DoD) norte-americanos.
![Caminhão protótipo elétrico H2Rescue Caminhão protótipo elétrico H2Rescue](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7d/li/vl/7dlivl3rubs6qzms1ug8kmcip.jpg)
O veículo de Classe 7, com peso aproximado de 15 toneladas, pode substituir anualmente cerca de 6.900 litros de combustível fóssil, reduzindo as emissões em 2,5 toneladas. "O recorde mundial não apenas valida o potencial da tecnologia de hidrogênio, mas também exemplifica como parcerias público-privadas podem acelerar soluções para segurança energética e sustentabilidade", afirmou Nicholas Josefik, engenheiro industrial do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Engenharia do Exército dos EUA.