Benê Gomes

Com motor e visual turbinados, 2008 começa a resgatar seu brilho

Desde a renovação em 2024, o SUV compacto da Peugeot vem registrando crescimento consecutivo de vendas

Peugeot 2008 GT
Foto: Divulgação
Peugeot 2008 GT


Coadjuvante na lista dos mais vendidos do segmento de SUVs compactos no Brasil, o Peugeot 2008 começou a mudar essa história nos últimos meses de 2024 a partir da chegada da sua nova geração (lançada em agosto passado). O visual foi todo renovado e deixou o 2008 bem elegante, esse, sem dúvida, um dos seus maiores diferenciais frente aos concorrentes diretos.

Por fora, recebeu o novo logo da marca, nova grade com traços que lembram um diamante e a tradicional assinatura luminosa no para-choque que simulam três as garras na vertical também foi redesenhada, assim como os faróis full led com efeito 3D na versão GT.  Observado de lado, ganhou recortes que vão na mesma linha do diamante e bonitas rodas de 17 polegadas (versão GT), com o emblema da marca no meio. Atrás, mudaram as lanternas de led que também simulam as garras do leão e são ligadas por uma barra. Aliás, com a nova plataforma, o 2008 ganhou mais 14 cm no comprimento e 6 cm no entre-eixos. Agora tem 4,30 metros de comprimento, 1,92 metros de largura, 1,54 metros de altura e 2,61 metros no entre-eixos. O porta-malas tem 419 litros, traz espaços adicionais nas laterais e uma tampa niveladora.

Peugeot 2008 GT
Foto: Divulgação
Peugeot 2008 GT


Por dentro, mudança positiva com novos acabamentos, bancos com desenho que lembram os detalhes da carroceria, partes que simulam revestimento em fibra de carbono no painel e até uma costura verde cintilante na versão GT. Ganhou nova central multimídia com tela de 10,3 polegadas de alta definição e conexão sem fio para os sistemas Apple Carplay e Android Auto,  carregador de celular por indução e 04 entradas USB. Segue com o conceito i-Cockpit da Peugeot, com volante pequeno, que deve ser posicionado abaixo campo de visão do painel de instrumentos (configurável de 10”). Na versão GT, o conjunto de instrumentos é 3D com tecnologia holográfica, enquanto nas versões de baixo, o efeito é em 2D.

Foto: Divulgação
Peugeot 2008 GT

Nova realidade com motor turbo

Outra grande mudança aplicada no 2008 foi o motor T200, o 1.0 turbo flex de 130 cavalos e torque de 20,4 kgfm, que trabalha com a transmissão automática do tipo CVT, um conjunto que trouxe novo fôlego para o SUV. Reconhecido pela tecnologia moderna, o T200 tem injeção direta, bloco de alumínio e o sistema Multiair, que faz gerenciamento otimizado das válvulas na admissão de ar. Como o 2008 tem aerodinâmica e acerto de suspensão bem apurados, o resultado foi um salto também no prazer de guiar. Sem esquecer da melhora no consumo de combustível, agora com médias de 12,3 Km/l na cidade e 13,7Km/l na estrada (ciclo Inmetro, com gasolina).

Foto: Divulgação
Peugeot 2008 GT


Quanto ao pacote de itens segurança, tem 04 airbags nas versões Active e Allure, e seis bolsas na GT, além dos controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente partida em rampa, para citar os principais. Já o pacotão eficiente e completo, que inclui, por exemplo, alerta de colisão com frenagem de emergência, está disponível somente na versão topo de linha.

Mesmo ainda longe dos mais vendidos entre os SUVs compactos no mercado nacional, a Peugeot tem motivos para comemorar, pois, desde a chegada da nova geração às lojas, as vendas do 2008 não pararam de crescer, saindo de modestas 360 unidades mensais, para 2 mil vendidas em dezembro. E agora, em 2025, segue em bom ritmo, com média de 1.300 carros vendidos, ou seja, a marca está colhendo o resultado das boas mudanças que fez no seu SUV.

Preços Peugeot 2008 2025

ACTIVE: R$ 128.490,00

ALLURE: R$ 138.490,00  

GT: R$ 158.490,00

* Valores promocionais no site da marca em SP)