
A Renault segue com o objetivo de mudar sua imagem no Brasil, alinhada com a estratégia global da marca. Isso significa que, de agora em diante, a fabricante francesa só irá produzir e comercializar carros modernos e tecnológicos. O primeiro da nova fase no Brasil foi o compacto Kardian, lançado em 2024, e agora chegou a vez do Boreal, o primeiro SUV médio da Renault em nosso mercado.
Desenvolvido para mercados fora da Europa, o Boreal é considerado peça-chave no “International Game Plan 2024-2027” da marca, que busca fortalecer a presença da Renault no segmento C em mais de 70 países, com investimentos de 3 bilhões de euros, mais a ousada meta de dobrar o faturamento por veículo vendido fora da Europa até 2027. A Renault aposta em cinco polos estratégicos — América Latina, Norte da África, Turquia, Índia e Coreia do Sul — para lançar oito novos veículos globais. O Boreal, um dos pilares da ofensiva, será produzido em Curitiba (PR), para abastecer 17 países da América Latina, enquanto na Turquia, a produção local vai atender mais de 50 mercados, incluindo Oriente Médio e Mediterrâneo.

Desenho sofisticado da nova identidade global
Tradução diretada da nova identidade mundial dos modelos Renault, o Boreal é grande e imponente, marcado por linhas carregadas de ângulos que remetem ao formato de diamante do logo Renault. A frente chama a atenção com a assinatura luminosa em LED apresentada no modelo conceito Niagara, e a grade trapezoidal com pintura na mesma cor da carroceria com o logo no centro. As rodas de liga leve têm 19 polegadas, a lateral conta com detalhes em aço escovado na base das portas e na coluna C, e a traseira também é bonita e equilibrada, com lanternas em led que invadem a tampa do porta-malas. Na versão apresentada, o Boreal conta ainda com teto panorâmico e acabamento em preto.
Por dentro, a proposta de maior refinamento fica evidente no revestimento com muitas superfícies macias e laminado sintético nos bancos com desenho arrojado. Um ponto que chama bastante a atenção é o painel duplo OpenR, formado por duas telas digitais de 10 polegadas para os instrumentos e sistema multimídia. E falando em multimídia, o Boreal vai chegar como o primeiro modelo nacional equipado com a interface Google nativa e comandos de voz avançados. Ou seja, dá para utilizar todos os recursos conhecidos da plataforma Google e até baixar aplicativos de filme e para aproveitar a ótima definição da tela digital. Acrescente ainda a possibilidade de personalização interna com as 48 cores de iluminação em LED, bancos elétricos com memória e massagem, sistema de som Harman Kardon Premium com 10 alto-falantes, entre outros itens de conforto.
Com 4,56 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos, o Boreal tem espaço generoso para passageiros e conta com um dos maiores porta-malas do segmento, com 522 litros (e que chega a até 1.279 litros com os bancos rebatidos). Traz ainda com ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, entradas USB-C dianteiras e traseiras. Como é fácil imaginar, o SUV tem uma grande estrutura de segurança, proporcionada pela moderna plataforma modular da Renault. Nesse contexto, oferece 24 sistemas avançados de assistência ao motorista dentro do pacote ADAS, como frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, alertas de ponto cego e de saída segura dos ocupantes, controle de velocidade adaptativo com Stop&Go e sistema de estacionamento semi-autônomo com câmeras 360°.
Sob o capô, o Boreal traz o já conhecido motor Renault, o 1.3 TCe turbo flex, que nele tem 163 cavalos e 27,5 Kgfm de torque. A transmissão é a mesma utilizada no Kardian, a automática EDC de dupla embreagem e seis marchas. O conjunto conta com o sistema Multi-Sense, que oferece cinco modos de condução, incluindo o novo modo Smart, que ajusta automaticamente parâmetros como direção, resposta do motor e iluminação ambiente conforme o estilo de condução. Segundo a marca, o conjunto vai garantir desempenho bastante ágil para o SUV e ainda baixo consumo de combustível e de emissões, detalhe que vamos poder confirmar somente no lançamento oficial do modelo.
Apresentado oficialmente para a imprensa da América Latina nesta quinta-feira, dia 10, o Renault Boreal chega oficialmente às lojas da marca no Brasil no final do ano, ainda sem data definida. Por isso, a Renault não apresentou detalhes sobre versões, pacotes de equipamentos e, muito menos, os preços. Certamente, o modelo mostrado será a versão topo de linha, já que reunia muitos recursos sofisticados. Mas como o Boreal vai entrar no disputado segmento dos SUVs médios no Brasil, onde brilham modelos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, dá para criar a expectativa de preços entre R$ 200 e R$ 240 mil para o novo SUV da Renault. E vale lembrar ainda que, dentro do planejamento estratégico futuro do novo SUV, a marca já confirmou lançamento de versões híbridas do Boreal.