
Sucesso no Brasil entre 2005 e 2023, a linha de caminhões Axor, da Mercedes-Benz do Brasil, está de volta ao nosso mercado. O modelo teve sua comercialização interrompida em função das novas regras do Proconve P8 (Euro 6), que exigiu motores menos poluentes e alta tecnologia. Naquele momento, a Mercedes considerou que uma adaptação do Axor à nova norma exigiria grandes investimentos e isso tornaria o modelo inviável comercialmente no país.
Pois agora, dois anos após a interrupção, os caminhões Axor estão de volta totalmente atualizados com a tecnologia Euro 6 (compatível com o Proconve P8). A nova linha chega com duas versões, Axor 2038, tração 4x2 e Axor 2545, tração 6x2, equipados com o mesmo moderno motor OM 460 Euro 6 de 13 litros, com potências de 380 e 450 cavalos, respectivamente. Esse motor substitui o antigo Euro 5 de 12 litros. Para administrar a força do propulsor, traz o câmbio automatizado Powershift 3 Advanced de 12 marchas e três modos de condução: Standard, Econômico e Power.

Versatilidade e muito conforto para o motorista
O Axor 2038 4x2 é indicado para aplicações como cegonheiros, baú, sider e graneleiro, enquanto o Axor 2545 6x2 tem como ponto forte a capacidade de tracionar implementos de até 58,5 toneladas, com estrutura de 2, 3 ou 4 eixos. A capacidade máxima de tração (CMT) da linha pode chegar a 68 toneladas com redução nos cubos dos eixos. O novo Axor conta com a mesma cabina da versão anterior, porém totalmente atualizada, começando pelo desenho alinhado à atual identidade visual dos caminhões rodoviários Mercedes-Benz. A grade frontal, o para-choque reforçado e conjunto de iluminação – que pode ser halógena ou em LED, conforme a versão – são todos novos. Oferece ainda opções de teto alto ou baixo, ambas com suspensão pneumática de série, leito para o motorista e outras novidades como volante multifuncional, painel com display de 12,7 cm, banco pneumático com 11 regulagens, chave inteligente e partida por botão. Para reforçar o conforto, pode ser equipada com geladeira, um dos itens opcionais da linha Axor e que reúne também TV digital e rodas de alumínio.
No quesito segurança, o novo Axor conta com um pacote completo de sistemas eletrônicos de assistência, incluindo freios com ABS, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema de freios eletrônico, assistente de partida em rampa, alerta de parada de emergência, entre outros. Com a volta dos caminhões Axor, a Mercedes-Benz projeta vendas superiores a 1.000 unidades ainda em 2025, dentro de um segmento que representou 26% do mercado de pesados 4x2 e 6x2 em 2024. A estratégia integra uma expansão robusta do portfólio da marca, que agora conta com 45 modelos de caminhões, dos leves aos extra pesados. No primeiro semestre de 2025, a Mercedes-Benz já emplacou 12.910 caminhões, alta de 13% sobre o mesmo período de 2024, e aumentou sua participação de mercado para 25%.
“O novo Axor vem dar continuidade a uma história de sucesso de mais de 20 anos, com mais de 100.000 unidades vendidas no País e nas exportações. Ele chega para ocupar novamente seu lugar no coração dos estradeiros e também na razão, porque entrega muito mais em desempenho, economia, praticidade e confiabilidade”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.