
A Ford anunciou um novo investimento de US$ 40 milhões na fábrica de Pacheco, na Argentina, número que eleva para US$ 700 milhões o total aplicado no projeto da Nova Ranger na América do Sul. Segundo a marca, o novo aporte tem como objetivo ampliar a produção da picape média, que já se consolidou como um dos principais modelos da Ford na região. A expectativa é que, com o aumento da velocidade de produção, a unidade de Pacheco passe a fabricar mais de 80 mil unidades por ano, um recorde histórico um crescimento de 30% em relação a 2024. A medida atende à crescente demanda da Ranger, principalmente no mercado brasileiro, que absorve cerca de 50% da produção da fábrica argentina.

Novas versões da Ranger
O investimento também possibilitará o lançamento de novas versões da Ranger, como as configurações de cabine simples e chassi, essas voltadas para o público comercial. As novas opções, já apresentadas durante a Fenatran 2024, são indicadas para clientes que precisam de picapes mais robustas para encarar o trabalho pesado e, como a Ford destaca, com a garantia de entrega de tecnologia atualizada e ainda com a possibilidade de personalização de fábrica, com maior capacidade de carga e versatilidade.

Vale lembrar que entre 2021 e 2023, a planta de Pacheco passou por uma transformação completa, incluindo implantação de robôs inteligentes e novas ferramentas de produção nas áreas de estamparia e carroceria. Com esse novo ciclo de expansão, a marca promoveu também a criação de mais de 150 empregos diretos, que se somam aos 160 contratados no início de 2025. “A resposta dos consumidores superou todas as expectativas e nos leva a reforçar nossa presença regional. Esta nova fase reforça o papel da Ranger como um dos pilares da nossa estratégia na América do Sul”, afirma Martín Galdeano, presidente da Ford Argentina e América do Sul.
Crescimento de vendas na região
Lançada em meados de 2023, a nova geração da Ford Ranger trouxe uma série de recursos de ponta, muitos deles inéditos para uma picape do segmento. Entre os destaques, ganhou uma nova linha de motores, o sistema de conectividade FordPass Connect como item de série, além do pacote ADAS com os recursos de assistência à condução. Em 2025, a picape registrou crescimento de 60% nas vendas, superando 28 mil unidades no Brasil, o que representou o melhor desempenho da Ranger em quase 30 anos de mercado. Agora em 2025, segue em crescimento, com alta de 25% no primeiro semestre.