
A GWM oficializou o lançamento da picape Poer P30 no Brasil, que chega equipada com um motor 2.4 turbodiesel de 184 cavalos, tração 4x4 e transmissão automática de nove marchas. Reconhecida no país pela qualidade e elegância dos seus SUVs híbridos, a GWM desperta uma certa curiosidade no brasileiro ao oferecer agora uma picape média clássica para fazer frente a modelos muito tradicionais como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Por isso, a GWM se armou bem, trazendo um produto moderno e atualizado, mas com dois apelos inegáveis: preço inferior aos cobrado pelas concorrentes diretas e garantia de 10 anos para o conjunto mecânico (motor, câmbio, eixos, freios e direção com assistência elétrica), e cinco anos para itens de acabamento e suspensão.

São duas versões, Trail e Exclusive, que se diferenciam pelo pacote de equipamentos e detalhes de acabamento. O desenho entrega bom equilíbrio entre imponência e sofisticação, os faróis são full LED e os piscas dianteiros contam com a tecnologia de luzes dinâmicas. Na versão Trail o padrão de acabamento já é bom, com bancos revestidos em laminado sintético de qualidade e com ajuste elétrico para o motorista, ar-condicionado, carregador de celular por indução, telas digitais full HD de 10,25” para o painel de instrumentos e 14,6” para a central multimídia. Na Exclusive, o acabamento melhora com couro legítimo, o painel tem revestimento macio, traz aletas para trocas de marcha manuais no volante, bancos com resfriamento e aquecimento, mais os modernos recursos do pacote ADAS: sistema de detecção de ponto cego, assistente de farol alto, sistema de centralização de faixa, alerta e frenagem de trânsito cruzado frontal e traseiro, frenagem de emergência em baixa velocidade, controle inteligente de velocidade, aviso de colisão traseira e controle de distância de estacionamento.

Interessante ainda é a atenção com quem precisa de suporte para utilizar equipamentos no trabalho, com três botões que acionam pontos de alimentação 12V. Eles ficam posicionados no cofre do motor (para a instalação de um guincho elétrico, por exemplo), no banco do motorista (rádio amador ou geladeira) e na parte traseira do chassi (para uso de reboques). No tamanho, a Poer P30 tem basicamente as mesmas medidas das tradicionais picapes médias, com 5,41 m de comprimento, 2,10 m de largura, 1,88 m de altura e o bom entre-eixos de 3,23 m. A caçamba comporta 1.248 litros, a capacidade de carga é de 1.010 Kg, o tanque de diesel é de 78 litros e o reservatório de ARLA 32 é de 15 litros. Segundo a marca, o motor 2.4 turbodiesel entrega 48,9 Kgfm de torque, com garantia de oferecer praticamente 50% do torque total a partir dos 1.000 rpm e 100% a 1.500 rpm, processo facilitado pelo trabalho da transmissão automática de 9 marchas. A GWM informa ainda que a aceleração de 0 a 100 km/h da Poer P30 é feita em 11,2 segundos, com consumo de 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada (padrão Inmetro), o que permite autonomia de até 740 km na cidade e 820 km na estrada.

“A entrada da GWM neste segmento no Brasil é um marco para nossa história no país. A Poer P30 reflete nossa experiência global em picapes, mas também respeita as características e preferências do consumidor brasileiro, especialmente na escolha do motor diesel, muito valorizado por sua autonomia e força. Estamos confiantes de que este lançamento será um sucesso e atenderá às expectativas de clientes que buscam robustez, inovação e confiabilidade”, afirmou Diego Fernandes, COO da GWM Brasil. Bastante conhecida no Brasil pelos SUVs híbridos, a GWM tem longa experiência com picapes, com mais de 2,65 milhões de unidades vendidas no mundo, e é responsável por 50% do mercado chinês há 27 anos consecutivos. A Poer P30 está disponível nas cores Branco Noronha, Preto Khalifa e Prata Lunar, e chega ao mercado nacional com preços promocionais de R$ 220 mil para a Trail e R$ 240 mil para a Exclusive. A partir do próximo dia 20 de setembro, os preços oficiais serão de R$ 240 mil e R$ 260 mil respectivamente, mas, ainda assim, inferiores aos valores cobrados pelas versões mais simples das concorrentes do segmento.

Preços GWM Poer P30
Trail: R$ 220.000 (depois R$ 240.000)
Exclusive: R$ 240.000 (depois R$ 260.000)