Porsche Mancan Turbo EV 2025
Matheus Simanovicius
Porsche Mancan Turbo EV 2025

O Macan Turbo EV é mais um modelo da marca alemã que contraria todos os puristas que ainda não conseguem aceitar um modelo Porsche sem um motorzão forte a combustão sob o capô.  Lançada no Brasil em 2024, a nova geração do Macan, agora totalmente elétrica, conta com 04 versões, todas eles muito potentes. Aqui, mostro a mais forte da linha que, não por acaso, carrega a assinatura turbo em seu nome para deixar bem clara a capacidade de acelerar. Ele entrega 585 cavalos de potência – que podem chegar a impressionantes 639 cavalos com o recurso overboost – e nada menos do que 88,5 Kgfm de torque (que também pode subir para 115 Kgfm com a força extra). Mais? Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos, mesmo se tratando de um SUV de 2.400 Kg.

Porsche Macan Turbo EV 2025
Matheus Simanovicius
Porsche Macan Turbo EV 2025



Números facilitados por uma ótima dinâmica de um autêntico Porsche, direção precisa, suspensão ativa que se ajusta conforme o modo de condução, eixo traseiro direcional e freios muito robustos. Por isso, ao assumir o volante dele, é preciso atenção para acelerar sem cometer excessos. Mas tem outro ponto que a Porsche faz questão de lembrar e que vale para todos os seus modelos elétricos: a capacidade de manter o pico de força por mais tempo - em comparação aos modelos 100% elétricos dos concorrentes - graças ao uso de motores elétricos do tipo síncrono. O gerente senior de imprensa da Porsche o Brasil, Leandro Rodrigues, explicou resumidamente o que isso representa: “O motor elétrico conta com dois componentes principais, o estator, na parte de fora, e o rotor do lado de dentro, e cada um conta com uma bobina elétrica. Quando o sistema energiza esse conjunto, é criado um campo magnético que movimenta o rotor, o responsável por gerar o torque para o veículo. No assíncrono, isso é feito em duas etapas, com a energização do estator e depois do rotor, o que é um problema se o foco é esportividade. Essas duas etapas acabam criando um atraso na resposta do rotor, já que a energia sempre chega primeiro no estator.”  O efeito prático disso é que, quando se busca uma aceleração forte – ou o pico de potência – a solução é aumentar a carga de energia, o que pode provocar o superaquecimento das baterias, esse um problema que precisa ser bem administrado nos carros elétricos”.

Porsche Macan Turbo EV 2025
Matheus Simanovicius
Porsche Macan Turbo EV 2025

Outro benefício desse projeto é a autonomia. Pelos números oficiais do ciclo Inmetro, o Macan Turbo EV pode rodar até 435 km com uma carga completa. Condição que oferece muita praticidade para uso urbano e uma considerável tranquilidade para viagens. O que ajuda nisso é a bateria de 100 kWh e a arquitetura de 800 volts disponível, que permitem carregamento rápido em corrente contínua (DC) de até 270 kW. Segundo a Porsche, dá pra fazer recargas de 10% a 80% em apenas 21 minutos. Ao final, não há dúvida de que o Macan Turbo EV tem sim a essência de esportividade tradicional da Porsche. E, da mesma forma, é um digno representante dos SUVs de alta sofisticação e com vários atributos para atender bem a família e com uma certa discrição no visual, porque tem porte menor em relação ao Cayenne, por exemplo, e pode chamar menos atenção nas ruas.

Porsche Macan Turbo EV 2025
Matheus Simanovicius
Porsche Macan Turbo EV 2025


Nesta nova geração, traz uma nova dianteira, mais fechada já que não precisa de entrada de ar, o conjunto de iluminação conta com dois blocos, um para o DRL e outro para os faróis principais, e tem praticamente as mesmas medidas da antiga versão a combustão: 4,73 de comprimento, 1,89 de largura e 1,62 de altura. Como não tem o motor a combustão na dianteira, ganhou espaço adicional para bagagens, com um compartimento de 84 litros sob o capô, além do bom porta-malas traseiro de 480 litros de capacidade. Outro efeito disso foi o aumento de quase 9 centímetros no entre-eixos, agora de 2,89 centímetros, o que melhorou bem o conforto de quem se senta atrás.

Porsche Macan Turbo EV 2025
Divulgação
Porsche Macan Turbo EV 2025

O acabamento padrão é muito requintado, com revestimentos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e por aí vai. E tem muita tecnologia a serviço do conforto e da segurança. Traz a nova proposta para o interior dos carros da Porsche com três telas digitais, uma do painel de instrumentos, que é curva e configurável de 12,6”, outra da central multimídia no meio do painel frontal de 10,9", e uma exclusiva para o passageiro dianteiro e que não pode ser visualizada pelo motorista - por questão de segurança - também de 10,9". Outro destaque é o head up display, que projeta informações no para-brisa para o motorista, mas nele com realidade aumentada e uma super resolução. E, claro, tem todos os recursos de direção semiautônoma do pacote ADAS.

Porsche Macan Turbo EV 2025
Matheus Simanovicius
Porsche Macan Turbo EV 2025

No Brasil, o Macan EV é vendido em quatro versões (Eletric, 4 Eletric, 4S Eletric e Turbo EV), mas segue oferecido nas versões equipadas com motores a combustão turbo e biturbo, ao menos enquanto a marca tiver modelos em estoque. Também são quatro opções. Mas Porsche já confirmou que as versões do Macan a combustão deixarão de ser produzidas a partir de 2026, a não ser, claro, que a estratégia da marca sofra alguma alteração.

Versões e preços do Porsche Macan EV 2025

Macan Eletric: R$ 560.000,00

Macan 4 Electric: R$ 580.000,00

Macan 4S Electric: R$ 630.000,00

Macan Turbo Electric: R$ 770.000,00

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes