Benê Gomes

Porsche Macan Turbo EV: mais um modelo que contraria os puristas

Segunda geração do SUV conta com 04 versões 100% elétricas, entre elas, a Turbo EV, que entrega até 639 cavalos de potência

Porsche Mancan Turbo EV 2025
Foto: Matheus Simanovicius
Porsche Mancan Turbo EV 2025
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O Macan Turbo EV é mais um modelo da marca alemã que contraria todos os puristas que ainda não conseguem aceitar um modelo Porsche sem um motorzão forte a combustão sob o capô.  Lançada no Brasil em 2024, a nova geração do Macan, agora totalmente elétrica, conta com 04 versões, todas eles muito potentes. Aqui, mostro a mais forte da linha que, não por acaso, carrega a assinatura turbo em seu nome para deixar bem clara a capacidade de acelerar. Ele entrega 585 cavalos de potência – que podem chegar a impressionantes 639 cavalos com o recurso overboost – e nada menos do que 88,5 Kgfm de torque (que também pode subir para 115 Kgfm com a força extra). Mais? Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos, mesmo se tratando de um SUV de 2.400 Kg.

Porsche Macan Turbo EV 2025
Foto: Matheus Simanovicius
Porsche Macan Turbo EV 2025



Números facilitados por uma ótima dinâmica de um autêntico Porsche, direção precisa, suspensão ativa que se ajusta conforme o modo de condução, eixo traseiro direcional e freios muito robustos. Por isso, ao assumir o volante dele, é preciso atenção para acelerar sem cometer excessos. Mas tem outro ponto que a Porsche faz questão de lembrar e que vale para todos os seus modelos elétricos: a capacidade de manter o pico de força por mais tempo - em comparação aos modelos 100% elétricos dos concorrentes - graças ao uso de motores elétricos do tipo síncrono. O gerente senior de imprensa da Porsche o Brasil, Leandro Rodrigues, explicou resumidamente o que isso representa: “O motor elétrico conta com dois componentes principais, o estator, na parte de fora, e o rotor do lado de dentro, e cada um conta com uma bobina elétrica. Quando o sistema energiza esse conjunto, é criado um campo magnético que movimenta o rotor, o responsável por gerar o torque para o veículo. No assíncrono, isso é feito em duas etapas, com a energização do estator e depois do rotor, o que é um problema se o foco é esportividade. Essas duas etapas acabam criando um atraso na resposta do rotor, já que a energia sempre chega primeiro no estator.”  O efeito prático disso é que, quando se busca uma aceleração forte – ou o pico de potência – a solução é aumentar a carga de energia, o que pode provocar o superaquecimento das baterias, esse um problema que precisa ser bem administrado nos carros elétricos”.

Foto: Matheus Simanovicius
Porsche Macan Turbo EV 2025

Outro benefício desse projeto é a autonomia. Pelos números oficiais do ciclo Inmetro, o Macan Turbo EV pode rodar até 435 km com uma carga completa. Condição que oferece muita praticidade para uso urbano e uma considerável tranquilidade para viagens. O que ajuda nisso é a bateria de 100 kWh e a arquitetura de 800 volts disponível, que permitem carregamento rápido em corrente contínua (DC) de até 270 kW. Segundo a Porsche, dá pra fazer recargas de 10% a 80% em apenas 21 minutos. Ao final, não há dúvida de que o Macan Turbo EV tem sim a essência de esportividade tradicional da Porsche. E, da mesma forma, é um digno representante dos SUVs de alta sofisticação e com vários atributos para atender bem a família e com uma certa discrição no visual, porque tem porte menor em relação ao Cayenne, por exemplo, e pode chamar menos atenção nas ruas.

Foto: Matheus Simanovicius
Porsche Macan Turbo EV 2025


Nesta nova geração, traz uma nova dianteira, mais fechada já que não precisa de entrada de ar, o conjunto de iluminação conta com dois blocos, um para o DRL e outro para os faróis principais, e tem praticamente as mesmas medidas da antiga versão a combustão: 4,73 de comprimento, 1,89 de largura e 1,62 de altura. Como não tem o motor a combustão na dianteira, ganhou espaço adicional para bagagens, com um compartimento de 84 litros sob o capô, além do bom porta-malas traseiro de 480 litros de capacidade. Outro efeito disso foi o aumento de quase 9 centímetros no entre-eixos, agora de 2,89 centímetros, o que melhorou bem o conforto de quem se senta atrás.

Foto: Divulgação
Porsche Macan Turbo EV 2025

O acabamento padrão é muito requintado, com revestimentos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e por aí vai. E tem muita tecnologia a serviço do conforto e da segurança. Traz a nova proposta para o interior dos carros da Porsche com três telas digitais, uma do painel de instrumentos, que é curva e configurável de 12,6”, outra da central multimídia no meio do painel frontal de 10,9", e uma exclusiva para o passageiro dianteiro e que não pode ser visualizada pelo motorista - por questão de segurança - também de 10,9". Outro destaque é o head up display, que projeta informações no para-brisa para o motorista, mas nele com realidade aumentada e uma super resolução. E, claro, tem todos os recursos de direção semiautônoma do pacote ADAS.

Foto: Matheus Simanovicius
Porsche Macan Turbo EV 2025

No Brasil, o Macan EV é vendido em quatro versões (Eletric, 4 Eletric, 4S Eletric e Turbo EV), mas segue oferecido nas versões equipadas com motores a combustão turbo e biturbo, ao menos enquanto a marca tiver modelos em estoque. Também são quatro opções. Mas Porsche já confirmou que as versões do Macan a combustão deixarão de ser produzidas a partir de 2026, a não ser, claro, que a estratégia da marca sofra alguma alteração.

Versões e preços do Porsche Macan EV 2025

Macan Eletric: R$ 560.000,00

Macan 4 Electric: R$ 580.000,00

Macan 4S Electric: R$ 630.000,00

Macan Turbo Electric: R$ 770.000,00