Benê Gomes

Busworld 2025: Mercedes reforça tecnologia para gestão de frotas

Pacote OMNiplus ganha novos recursos de gestão de frotas de ônibus na Europa, boa parte deles, já oferecidos no Brasil pelo sistema FleetBus

OMNiplus - Sistema de gestão de frotas Mercedes-Benz Europa
Foto: Divulgação
OMNiplus - Sistema de gestão de frotas Mercedes-Benz Europa
{!$sinalizador_ad$!}

A Daimler Buses (Mercedes-Benz), apresentou no Busworld 2025, novos recursos para o pacote de serviços oferecido por sua submarca OMNIplus na Europa. É o OMNiplus Charge, que agora passa a contar com novos serviços digitais disponíveis em todos os novos ônibus da Daimler Buses (gratuito por três anos em modelos a diesel e por seis anos em modelos elétricos). Entre os destaques,  no novo  Mercedes-Benz eINTOURO , por exemplo, será possível atualizar o software remotamente, via internet (over-the-air), o que elimina a necessidade de visitas à oficina. Outro serviço estreante é o Geofencing, um controlador de velocidade que permite ao operador de frota definir zonas com limite máximo de velocidade. Novidade também é o recurso de monitoramento de bateria dos ônibus elétricos, com informações detalhadas sobre o estado e recomendações para uso correto e preventivo, além do acompanhamento do status de garantia, este um serviço gratuito que mantém os operadores atualizados e ajuda a evitar violações que possam comprometer a cobertura. 

Parte do ecossistema da eletromobilidade

Como explicou Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o OMNiplus Charge é o equivalente ao que a marca já oferece no Brasil com o Fleet Bus, que faz gestão completa da frota em tempo real, inclusive o monitoramento do uso da bateria. “Esse detalhe é fundamental, por exemplo, para que a bateria atinja o ciclo de vida completo projetado para ela. As baterias que utilizamos em nossos modelos no Brasil contam com durabilidade garantida de 8 anos, por isso precisamos acompanhar o uso para dar suporte ao cliente e também garantir que ele cumpra o que foi previsto.” Na prática, isso mostra que a Mercedes-Benz está consciente que é preciso entregar ao seu cliente toda a infraestrutura necessária para quem adquire um veículo de transporte elétrico. “Não vendemos mais só um produto, agora somos parte responsável do ecossistema da eletromobilidade; nosso atendimento é da porta da garagem para fora, e da porta da garagem para dentro”, destaca Walter. Isso começa na análise de viabilidade e passa pela instalação de carregadores, sistemas de gerenciamento de carga, armazenamento de baterias, chegando até a manutenção e assistência técnica especializada.

Walter Barbosa - VP de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus - Mercedes-Benz do Brasil
Foto: Benê Gomes
Walter Barbosa - VP de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus - Mercedes-Benz do Brasil

O sistema de gestão de frotas de ônibus FleetBus é oferecido como item de série em toda a linha de ônibus urbanos, rodoviários e elétricos da Mercedes-Benz do Brasil, inclusive o elétrico eO500U. Ele permite monitoramento em tempo real dos veículos, com funcionalidades como diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados, análise do comportamento do veículo e do motorista, monitoramento do consumo de combustível e geração de relatórios para otimização da operação da frota. Na Alemanha, como lembra Walter, agora o OMNiplus tem uma vantagem com o Geofenceing, o recurso que permite limitar a velocidade do ônibus de forma remota conforme a região. “Em nosso caso, oferecemos essa ferramenta, mas de forma passiva, porque o sistema faz o monitoramento e age como se falasse assim: olha, você excedeu a velocidade aqui, então vamos reduzir para manter a segurança. Mas, certamente, em breve teremos algo parecido também”

*Viagem a convite da Mercedes-Benz do Brasil