Fiat Strada Ultra 2026
Divulgação
Fiat Strada Ultra 2026


O Grupo Stellantis fechou 2025 com a melhor performance de sua história na América do Sul, e registrou um marco inédito para a indústria automotiva regional: tornou-se a primeira fabricante a ultrapassar a marca de 1 milhão de veículos comercializados em um único ano. Em seu quinto ano de atuação, o grupo consolidou a liderança nos mercados de automóveis e comerciais leves no Brasil, Argentina e no conjunto da região. Mais uma vez, o desempenho foi puxado pela Fiat, que manteve a liderança de mercado no Brasil e na América do Sul, com indiscutível destaque para a picape compacta Strada, confirmada como o carro mais vendido do mercado brasileiro pelo quinto ano consecutivo e líder do segmento de picapes. A Stellantis encerrou o ano com 22,6% de participação de mercado na América do Sul e forte domínio nos segmentos de veículos comerciais leves, picapes e SUVs híbridos.

Jeep Compass Longitude
Benê Gomes
Jeep Compass Longitude

No Brasil, principal mercado do grupo, foram mais de 750 mil veículos emplacados em 2025, o equivalente a 29,3% do mercado nacional. Nos comerciais leves, a participação alcançou 31%, com mais de 300 mil unidades vendidas, enquanto as picapes responderam por 34,4% de participação e mais de 240 mil unidades comercializadas. Além da Fiat, outras marcas do grupo apresentaram bons resultados, como a Jeep, que manteve o Compass como líder entre os SUVs médios no Brasil e alcançou, na Argentina, o melhor market share de sua história. A Ram reforçou a posição entre as picapes grandes, com 56% de participação no segmento brasileiro, enquanto a Rampage registrou o melhor desempenho desde o lançamento.

RAM Rampage Big Horn
Divulgação
RAM Rampage Big Horn

Citroën e Peugeot, as francesas do grupo, também registraram crescimento de vendas após a renovação de portfólio. A Citroën cresceu 16% sobre 2024, melhor resultado dos últimos 11 anos da marca em nosso mercado, cenário impulsionado com chegada das versões especiais XTR do C3 e Aircross, e do Basalt Dark Edition. Já a Peugeot, que lançou versões híbridas dos novos 208 e 2008, conseguiu bom desempenho com seu SUV, registrando 11 mil unidades emplacadas no ano, um crescimento de 33% em relação a 2024. Na Argentina, a marca também registrou forte desempenho comercial, com os Peugeot 208, 2008 e o Furgão Expert figurando no top 2 dos modelos mais vendidos em seus respectivos segmentos.

Peugeot 2008 GT Hybrid
Matheus Simanovicius
Peugeot 2008 GT Hybrid

Força chinesa

Em menos de dois meses de operação no país, a nova marca Leapmotor superou 1.200 unidades vendidas, um sinal muito claro da aposta bem-sucedida do grupo em contar com uma marca chinesa experiente e forte no segmento de eletrificados (em vez de só criar produtos próprios para entrar na disputa desse mercado). O primeiro carro lançado  foi o SUV C10, modelo com porte pouco maior que um médio e oferecido em duas versões, uma 100% elétrica e outra híbrida com autonomia estendida (REEV). Agora, em janeiro, a marca deve confirmar a data de chegada do segundo SUV, o B10, este um carro de porte médio e 100% elétrico.

Leapmotor C10
Benê Gomes
Leapmotor C10

“Em 2025, demonstramos, na prática, a força da nossa estratégia multimarcas e a capacidade de transformar inovações tecnológicas e investimentos em produtos vencedores. Temos o portfólio mais robusto e diverso do mercado, e isso nos permite ter a Fiat como a marca mais vendida no Brasil e América do Sul, e liderar nos principais segmentos, incluindo picapes, veículos comerciais leves e os SUVs híbridos”, destaca Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Leapmotor B10
Benê Gomes
Leapmotor B10

Para 2026, a Stellantis confirmou a previsão de mais 16 lançamentos no Brasil, incluindo modelos inéditos como o Jeep Avenger, a Ram Dakota e um novo veículo da Fiat (o novo Panda europeu), além de seis produtos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid. O plano envolve também a expansão e modernização das operações industriais no Brasil, Argentina e Uruguai, com destaque para Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE), reforçando a estratégia de inovação, eletrificação e produção local.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes