Os SUVs são os modelos do momento no mercado automotivo mundial. Com a melhoria da eficiência, a tecnologia inovadora de infoentretenimento e os sistemas de segurança avançados, os consumidores estão migrando cada vez mais para os chamados utilitários esportivos e crossovers. Dentro desse contexto estão os novos SUVs que vêm por aí.
LEIA MAIS: Em testes no Brasil, Hyundai Santa Fe é revelado antes da estreia
Conquistam o público, na maioria das vezes, pelos seus interiores espaçosos, maior capacidade de carga e pelas opções disponíveis como os sistemas disponíveis de tração nas quatro rodas. Além disso, há uma gama de modelos subcompactos, compactos, médios, grandes, luxuosos, superluxosos e até híbridos e elétricos que fazm parte do grupo dos novos SUVs que estão para chegar.
O Hyundai Santa Fé 2019 têm novo visual e é um dos destaques dos SUVs grandes. Por isso, dezenas de modelos dessa categoria de veículo são lançados anualmente, redesenhados ou totalmente novos. Para se ter uma ideia, entre 2019 e 2020, o mundo vai receber uma safra de 30 novos utilitários esportivos e crossovers.
Entre modelos inéditos ou reestilizados virão Hyundai Santa Fé, Hyundai Tucson, BMW X4 , BMW C7, Subaru Ascent, Subaru Forester, Toyota RAV4, Audi Q3, Honda HR-V, Honda Pilot, Volvo XC40, Jeep Cherokee, Chevrolet Blazer, Ford Bronco e Mercedes-Benz G-Class.
O Audi eTron Quattro é um dos destaques entre os modelos elétricos. Na linha dos híbridos e elétricos, chegarão o Lexus UX, Audi e-Tron Quattro, Hyundai Krona Electric e Jaguar I-Pace. Na categoria de altíssimo luxo, serão lançados o Lamborghini Urus, novo Porsche Cayenne, Rolls-Royce Cullinan, Cadillac XT4, Lincoln Aviator.
LEIA MAIS: Audi E-Tron: SUV que roda 400 km sem recarga e vai até 100 km/h em 6 segundos
O crossover Lamborghini Urus traz beleza e modernidade entre os veículos de alto luxo. Sem dúvida, modelos para várias tendências de mercado, gosto e principalmente bolso dos consumidores.
Novos SUVs no Brasil
Muitos dos modelos citados na lista acima deverão chegar às ruas brasileiras no próximo biênio, aumentando a lista de ofertas no segmento. Eles vão ajudar a engordar a participação do segmento no mercado brasileiro que hoje está em torno de 24%.
Entre os novos produtos que prometem esquentar o mercado de SUVs poderá estar também o Ford Territory, SUV médio, atualmente, feito na China para competir diretamente com o Compass. Ele é maior que este modelo da Jeep e é equipado com motor 1.5 turbo de 163 cv e câmbio automático de 6 marchas, sempre com tração dianteira. O interior também é maior que o Compass e tem um acabamento moderno.
LEIA MAIS: Ford quer recuperar território entre os SUVs no Brasil
Atualmente vendido na China, o Ford Territory pode ser um dos novos modelos de SUVs com produzidos no Brasil. Segundo a Ford, ele foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo para avaliar a aceitação do público, mas que tem grandes chances de vir para nosso mercado.
Outro SUV bastante esperado no Brasil é o VW T-Cross , que chegará às lojas em abril para entrar na disputa com os compactos mais vendidos, como Hyundai Creta, Honda HR-V e Jpee Renegade. Terá motores 1.0 e 1.4, ambos sobrealimentados e que podem funcionar com câmbio automático de seis marchas. Serão vários os itens que chamarão atenção, como porta-malas de volume variável (entre 373 e 420 litros), por causa do banco traseiro deslizante. Também terá itens sofisticados como opcional, como som de alta fidelidade (300 watts) e sistema que faz o carro estacionar sozinho.
Em relação a este tipo de veículo, a tendência de mercado se amplia no Brasil e no mundo. Tanto que nos Estados Unidos, Ford e General Motors anunciaram planos de concentrar boa parte de sua produção com utilitários esportivos e crossover.
Por aqui, montadoras e importadoras também estão entusiasmadas com o crescimento do segmento. Atualmente, cerca de 80 modelos de utilitários esportivos e crossovers são vendidos no Brasil.
LEIA MAIS: VW T-Cross: andamos no protótipo do novo SUV. Confira as primeiras impressões
Mas apenas 5 modelos são os protagonistas principais: Compass, WR-V, Creta, Kicks e Renegade são os mais vendidos e juntos, com 181 mil unidades, venderam no ano o mesmo volume que os outros 75 modelos. O Jeep Compass revolucionou o mercado de utilitários esportivos e é o atual líder deste segmento no País. Agora resta esperar pelos novos SUVs que vão continuar disputando a preferência do consumidor.