A Apple está buscando uma montadora-parceira para fabricar o seu iCar , o veículo elétrico autônomo projetado pela mais valiosa marca de produtos de mobilidade. Ela estava perto de finalizar um acordo com a Hyundai-Kia de montagem na fábrica de West Point, Geórgia, prevendo o lançamento em 2024.
No entanto, na semana passada, a empresa coreana emitiu um comunicado afirmando “disfarçadamente” que “não estamos conversando com a Apple sobre o desenvolvimento de carros autônomos". O grupo Hyundai-Kia viu suas ações despencarem com este anúncio, mas garantiu que não há decisão tomada e que está falando com “várias empresas sobre carros elétricos”.
A Apple, contudo, continua empenhada em buscar parcerias para seu projeto. Segundo analistas, a marca da maçã iPhone pode também optar por outras grandes montadoras como Honda, Jaguar Land Rover e Geely, a dona chinesa da Volvo, e até marcas ultraveteranas como a Ford, General Motors e Fiat-Chrysler. Mas, as coreanas estão ainda em aberto.
Chamado de “ Projeto Titan ” , o Apple Car está em desenvolvimento desde 2014. A “maçã” ficaria responsável pelo sistema de direção autônoma, que, por sua vez, seria integrado a um carro fabricado por uma montadora tradicional.
Fontes ligadas à Apple, afirmam que, no momento, o chassi do Apple Car está baseado na E-GMP (Electric Global Modular Platform), plataforma elétrica de bateria da Hyundai. O visual está sendo mantido em absoluto sigilo pela Apple que promete um grande lançamento. O veículo deverá ter um estilo esportivo e elegante.
Se for a plataforma E-GMP, o conjunto possui células de bateria que podem fornecer autonomia de mais de 500 km quando totalmente carregadas. Ele também conta com carregamento de alta velocidade, chegando a 80% em 18 minutos – a 350 kW (800 V).
Nestas condições, o Apple Car será capaz de ir de zero a 100 km/h em menos de 3,5 segundos, atingindo velocidade máxima de 260 km/h. Terá dois motores, suspensão traseira de multilinks e eixo de motor integrado.
O interior do veículo projetará uma nave em termos de tecnologia. As informações indicam que deve adotar linhas aprimoradas com conteúdo “hi-tech” formado por redes WI-FI 5g e computação de dados nas nuvens, mantendo a característica tecnológica da marca em seus produtos.
Atualmente as gigantes empresas de tecnologias como a Apple preparam-se para entrar no setor automobilístico. Não estão definidos como irão produzir seus veículos. A questão central é se elas estarão dispostas a compartilhar os segredos de suas tecnologias com um fabricante tradicional. Um ponto está muito claro: a mobilidade será o futuro no ramo automotivo.