A década passada foi marcada por vários modelos hatches esportivos. Agora, com preço dos combustíveis nas alturas, a opção mais viável neste segmento recai sobre os híbridos e elétricos.
Mas vamos relembrar de um bem conceituado “hot-hatch”, o Focus RS , que embora não tenha vindo ao Brasil, foi um digno representante dessa classe. A marca chegou a levar jornalistas brasileiros , em 2016, para conhecer o carro no seu campo de provas de Romeo, próximo da cidade de Dearborn, em Detroit(EUA).
O piloto Jackie Stewart foi um dos principais incentivadores do Focus RS de 300 cv. A apresentação foi icônica, com o astro da F1 Jackie Stewart, o “escocês voador”, pilotando o carro. Primeiramente, ele estava de capacete, sem se identificar, e acelerava tudo. Depois, convidada o acompanhante para fazer o mesmo.
O Focus RS de 300 cv foi um dos principais “ hot-hatches ” do mercado. Tem capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. Sua pintura metálica dava uma impressão malvada ao carro. Hoje só restam alguns modelos com colecionadores, incluindo a versão especial RS 500 Cosworth .
No Brasil, a linha convencional do Focus foi o maior sucesso da marca. Assim como ocorreu com o Fiesta. Mas as versões do Focus pararam de ser vendidas no pais. Apesr disso, ambos continuam a ser oferecidos na Europa e inclusive, com versões híbridas.
O sistema disponível é baseado em um conjunto elétrico de 48V, que funciona em conjunto com um motor 1.0 turbo, a gasolina, funcionando nas acelerações mais longas. Recarrega automaticamente nas frenagens e o sistema também fornece energia aos componentes eletrônicos do veículo. Porém, a Ford já anunciou que não terá uma nova geração do Focus R S. Agora resta apenas a versão ST , que fica um degrau abaixo.
O Ford Fiesta também continua na Europa com uma atualização no visual, além de ter versão híbrida com motor 1.0, além de versão esportiva, com 200 cv.
Interessante a estratégia da Ford . Ela tem modelos como o Focus e Fiesta que, sem dúvida, seriam atrativos no mercado brasileiro. Enquanto isso, traz modelos caríssimos concorrendo num mercado de marcas premium, sem nenhum carro da geração elétrica ou híbrida .
Um olhar para o portfólio dos da Ford
modelos anunciados recentemente cria uma expectativa positiva para a marca no Brasil.