Agora os pesadões da Mercedes-Benz podem ser testados no campo de provas mais moderno da América Latina, com tecnologias só existentes em outras duas unidades da empresa na Alemanha e nos Estados Unidos.
LEIA MAIS: Ka Freestyle mostra como ficará a nova família do compacto
A Mercedes-Benz inaugurou o seu Campo de Provas em Iracemápolis, no interior paulista, que é o maior do Hemisfério Sul e o mais avançado e tecnológico do Brasil no segmento de veículos comerciais.
Com isso a marca reforça ainda mais a sua presença na plataforma mundial de desenvolvimento do Grupo Daimler. Com tecnologia de ponta, 16 pistas para vários tipos de testes e 12 km de extensão, o campo permite que a Empresa simule estradas do Brasil e de qualquer país do mundo.
LEIA MAIS: Volvo XC40 era o que faltava para a marca bater recorde de vendas no Brasil
Base para simulações e testes, um caminhão laboratório percorreu 16.000 km por todas as regiões do País, coletando dados das estradas brasileiras.
Os investimentos foram de R$ 90 milhões
Referência de um dos mais modernos Campos de Prova do mundo, fica ao lado da fábrica de automóveis em Iracemápolis, o Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil toma por base um modelo similar ao da Daimler em Wörth, na Alemanha, um dos mais modernos do segmento de veículos comerciais da Companhia e também do setor em todo o mundo.
Com isso, serão realizados, aqui no Brasil, testes com o mesmo rigor e padrão técnico e métrico seguidos por outras unidades do Grupo. Um exemplo é a pista de testes de durabilidade, que conta com mais de 840 placas de concreto pré-moldado que não se repetem. Elas são idênticas às colocadas na pista da Alemanha e de Madras, nos EUA.
Construído em 18 meses, o Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil conta com uma área total de 1.300.000 metros quadrados, reunindo o que há de mais avançado em tecnologia de simulações e testes. Esta área de terreno equivale a 150 campos de futebol. Na terraplanagem, foram movimentados 1.500.000 metros cúbicos de terra, o que daria para encher uma dessas arenas modernas até a cobertura. São14 pistas para verificação de durabilidade estrutural, uma de conforto acústico e térmico e uma de terra, numa extensão total de 12 km.
LEIA MAIS: Mitsubishi L200: picape feita para todo terreno
O Campo de Provas também traz a avançada tecnologia de conectividade do Driver Guidance System. Esta grande novidade no mercado brasileiro se destaca por trazer conceitos da Indústria 4.0 para a área de desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil. Este sistema permite conexão global de todas as pistas de testes de durabilidade do Grupo no mundo.
Os testes da Mercedes-Benz são realizados de acordo com a norma ISO 10.844, visando a homologação nacional e internacional dos diferentes componentes dos veículos. Além das pistas de testes, o Campo de Provas conta com uma estrutura de apoio com salas, computadores, rede de TI e oficina mecânica. Compartilha com a fábrica de automóveis recursos de segurança, atendimento médico, alimentação e outros serviços aos colaboradores da equipe.