Tamanho do texto

Com 381 cv, modelo se esquiva dos estereótipos sobre SUVs. Confira o vídeo

Geralmente quando se fala em SUV, logo vem na imaginação um carro alto, grande e com nenhum apelo esportivo. Hoje a moda é ter um SUV, especialmente apreciado pelas mulheres. Mas e se este SUV foi um super esportivo ? É isso que acontece com a Mercedes-AMG GLA 45. A concepção do carro é de SUV , mas a AMG, divisão de performance da Mercedes, pegou o carro e o transformou em um esportivo puro, fabricando especialmente para ele o motor de quatro cilindros mais potente do mundo.

LEIA MAIS: Jeep Renegade 2019: como nasce o SUV?

Já imaginou um motor deste tamanho gerando mais de 380 cavalos de potencia ? É isso o que acontece com este  Mercedes-AMG GLA 45 que nós testamos por rodovias e cidades do interior de São Paulo. Mas a versão AMG é apenas a top de linha da GLA, que em suas versões mais normais é fabricada também aqui no Brasil.

Ao ligar o motor já dá para sentir a potencia da máquina só pelo ronco que sai dos escapamentos. Daí é só escolher o modo de direção e pisar fundo, sempre respeitando os limites das estradas, é lógico. É gostoso demais dirigir a AMG GLA 45 e por ser um SUV, mesmo esportivo, tem muito espaço para todos os passageiros, inclusive os do banco traseiro.

Agora vamos conhecer um pouco mais deste carrão, compacto, esportivo. Maior presença visual e uma sensação de robustez são marcas do novo Mercedes-Benz GLA. Segundo modelo mais vendido da Mercedes-Benz no Brasil, o utilitário esportivo, lançado no País em 2014, conquistou uma extensa gama de clientes, em que se destacam consumidores jovens e com estilo de vida dinâmico. Mas também tem a sua versão super esportiva, a AMG, preparada na Alemanha que completa a linha GLA com os modelos que são fabricados no Brasil.

LEIA MAIS: Audi e-tron: conheça o primeiro elétrico fabricado em série da marca

O novo GLA ganhou um reforço nos elementos de design interior e exterior, além de passar por uma atualização em sua configuração. A evolução visual do SUV levou a um considerável ganho em termos de presença, impressionando por uma linguagem mais agressiva. A família é oferecida no Brasil em cinco versões: GLA 200 Style, GLA 200 Advance , GLA 200 Enduro, GLA 250 Sport. 

Entenda o Mercedes-AMG GLA 45

Mercedes-AMG GLA 45: diferente de qualquer outro SUV de sua categoria
Divulgação
Mercedes-AMG GLA 45: diferente de qualquer outro SUV de sua categoria

A GLA tem vários modelos e versões. Todos os modelos GLA 200 possuem motor 1.6 de 156 cavalos. Já a versão 250 é equipada com um motor de 2 litros e 211 cavalos de potencia. Todas também contam com câmbio de dupla embreagem com sete marchas, o que é um dos pontos fortes do modelo.

A versão de alta performance, AMG GLA 45 4Matic, tem o motor de quatro cilindros mais potente do mundo, que oferece nada menos do que 381 cavalos de potencia. Para isso, é equipada com um câmbio AMG Speedshift DCT de 7 velocidades.

Desde sua chegada ao mercado, a Mercedes-Benz GLA tornou-se um modelo de sucesso em um segmento que ajudou a criar e redefinir. O utilitário com design esportivo, ágil dirigibilidade e muita versatilidade para o uso cotidiano trouxe novos ares ao seu segmento de mercado e nele se estabeleceu como um dos maiores destaques em todo o mundo. Além do Brasil, o GLA tem tido sucesso especial nos mercados da China, EUA, Alemanha e Grã-Bretanha.

LEIA MAIS: Volvo XC60 diesel: carro-chefe da marca ganha motor diesel

A Mercedes-Benz AMG GLA 45 vem com vários equipamentos de série que não são encontrados na maioria de outros modelos que atuam neste mesmo segmento do mercado. O acabamento do painel é em preto e vermelho, escapamento esportivo, ajuste elétrico dos bancos com memória, soleiras iluminadas nas portas dianteiras, freios AMG com pinças vermelhas, que também é a cor dos cintos de segurança. Integração android e apple carplay para smartphones, assistente ativo de estacionamento com parktronic, volante AMG, airbags laterais de janela e para os joelhos do motorista, sensor de chuva, teto solar elétrico panorâmico e monitoramento de pressão dos pneus.

A suspensão do AMG GLA 45 é esportiva e o carro tem quatro modos de direção. O confortável, o esportivo normal, o esportivo super e o individual, onde o motorista programa a maneira que gosta de dirigir. E no kit visual AMG estão as rodas de 20 polegadas e raios múltiplos.

Como itens de série estão os bancos esportivos, computador de bordo, conectividade via bluetooth, freio de estacionamento elétrico, freios adaptative brake, controle eletrônico de estabilidade, distribuição eletrônica da força de frenagem, sistema anti-bloqueio de freiosm controle de tração na aceleração, tração eletrônica em cada roda, assistente de freio, assistente de partida em rampa e isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

Mas toda esta tecnologia tem um preço, e salgado. Se você está disposto a ter tudo isto em um Mercedes-AMG GLA 45 ,  então prepare o bolso, pois o carro custa cerca de 400 mil reais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.