O mercado de sedans de luxo no Brasil não é tão grande, mas marcas muito fortes brigam por cada unidade vendida. É abastecido sobretudo pelas alemãs Audi, Mercedes e BMW. Mas a sueca Volvo, que hoje apresenta uma boa performance no segmento de SUVs, agora quer dar uma mordida considerável entre os sedans.
LEIA MAIS: Sandero, Logan e Stepway. Como são estes Renault, com câmbio automático CVT
O Volvo
S60, primeiro modelo da marca fabricado nos Estados Unidos, chega repleto de novidades entre motorização, transmissão, conectividade e principalmente segurança. E a maior novidade é uma versão híbrida, que combina motor a combustão com um elétrico.
Com o Novo Volvo S60
, a retorna definitivamente para o segmento de sedãs premium com uma proposta inovadora: design esportivo e sedutor, ampla gama de motorização – que reforça sua estratégia na eletrificação – e equipamentos de série mais completos entre os concorrentes. O novo modelo disputará uma das categorias mais importantes do mercado, com vendas em torno dos 11 mil veículos ao ano.
O Sedan S60 é fabricado na mais recente unidade da Volvo em Charleston (Carolina do Sul), nos Estados Unidos. O conjunto ótico com o distintivo conhecido como Martelo de Thor – dá ao modelo uma personalidade forte e expressiva. Os faróis Full LED têm o mais avançado sistema de iluminação do segmento, que incorporam quatro funções.
Você viu?
Equipamentos e conjunto mecânico
A oferta de motorização é ampla, amparada por controle dinâmico de estabilidade e de tração nas quatro versões designadas para o Brasil: T4 Momentum (190 cv), T5 Inscription (254 cv) e as híbridas plug-in T8 R-Design e Polestar , com 407 cavalos de potência.
No caso das híbridas plug-in, o modelo combina o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 cavalos, com um motor elétrico de 87 cavalos, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade. Juntos, geram 407 cavalos de potência máxima e torque de 640 N.m, desempenho que faz o veículo atingir do 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos.
LEIA MAIS: Veja vídeo do VW Golf GTE, o híbrido esportivo que chega em novembro
Usando um botão de seleção, o motorista pode alternar entre três configurações de conduzir pré-estabelecidas ou personalizar a sua própria, que altera a rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador e peso da direção. Eco: privilegia economia de combustível; Comfort: prioriza suavidade no uso diário; Dynamic: para uma condução mais esportiva; e Individual: customiza a configuração.
As versões híbridas plug-in T8 (R-Design e Polestar) contam com outros quatro modos de condução, que se adequam praticamente a qualquer condição: PURE: condução econômica para uso urbano, priorizando o motor elétrico, com autonomia de até 40 quilômetros. HYBRID: uso cotidiano, é o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível; POWER: condução esportiva, com foco na performance. E AWD, para tração permanente conforme a demanda.
A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V. O S60 é equipado com a transmissão automática Geartronic de oito velocidades, que utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica.
LEIA MAIS: Toro 2020 quer continuar liderando o mercado
A oferta de serviços de conectividade também vai além. O interior minimalista oferece ao motorista apenas os controles necessários. A maioria das funções é controlada por meio do volante, exibidas no painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável.
O sedã esportivo da Volvo
é um dos carros mais seguros já fabricados pela indústria automotiva. Repleto de novas tecnologias, o modelo chega ao Brasil equipado com o inovador City Safety, que é um sistema de frenagem automática para evitar ou mitigar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, tanto de dia quanto a noite. A versão T4 Momentum tem o preço de R$ 195.950. A T5 Inscription, R$ 229.950 e a T8 R-Design, R$ 269.950.