Quando a Yamaha YS 250 Fazer foi lançada, em 2005, imediatamente conquistou uma boa parcela de motociclistas de seu segmento. Uma motocicleta de visual bastante atual, para aquela época, de linhas harmoniosas e de funcionamento impecável.
A injeção eletrônica, que estreava nas motocicletas pequenas justamente na Fazer, fazia toda a diferença para aquele robusto motor de ótimo torque a partir de baixas rotações e baixo consumo de combustível, que tornou a Fazer tão suave de funcionamento.
Adotando um cabeçote de duas válvulas, a primeira Fazer peitou com muito sucesso a difícil concorrência da sua rival Honda CBX 250 Twister, que tinha um motor bem mais apimentado, de quatro válvulas, e um desejado câmbio de seis marchas.
A Fazer ganhou a parada, uma vez que a rival Twister saiu de linha e voltou mais simples, mais ou menos com a receita da sua maior concorrente. Corroborando as escolhas do fabricante desde o seu lançamento, a Fazer se manteve praticamente inalterada até o modelo 2018, quando passou a ser global, adotando o projeto da Yamaha FZ25.
A simplicidade foi mantida, até aumentada, com a adoção de um quadro aberto do tipo diamante para redução de custos (antes era um duplo berço de dupla trave superior), e o que ela tinha de melhor foi mantido: o motor.
Ainda na versão 2018, a Yamaha Fazer passou a ter freios com sistema antitravamento ABS de série, o que lhe rendeu um novo nome: Yamaha Fazer 250 ABS. Isso mesmo, “esqueceram” o YS que fazia parte de seu nome.
Você viu?
Bem, aquela primeira Yamaha Fazer 250 de faróis redondos e instrumentos analógicos também de formatos circulares pode até ser considerada um tanto retrô nos dias de hoje, mas a nova Fazer 2022 está “up to date” com as atuais tendências estéticas.
Pode-se dizer que a Yamaha Fazer FZ25 ABS 2022 atingiu a maturidade, pois se tornou uma naked esportiva completa. E bonita. Isso mesmo, o nome mudou novamente: Yamaha Fazer FZ25 ABS.
A grande novidade para a Fazer 2022 está na cara. Ou melhor: está na frente. O farol, que já era de led, agora compõe um canhão de luz mais eficiente e mais bonito.
O novo farol, que o fabricante chama de projetor de led , tem o facho mais homogêneo, o que aumenta sua eficiência. Acima desse novo farol, a Fazer 2022 tem também uma unidade DRL – Daytime Running Light, ou luz de rodagem diurna), que, de acordo com a legislação , poderia substituir o farol baixo, porém em nome da máxima segurança para o motociclista, o farol de led não deve ser desligado em nenhuma circunstância.
Com o novo farol, muda ligeiramente o formato da carenagem frontal e o lampejador foi reposicionado, no punho esquerdo do guidão.
Por ter o facho mais amplo, o novo conjunto ótico da Yamaha Fazer poderá resolver uma inconsistência típica dos faróis de leds , que é a grande concentração do facho. Isso faz com que, principalmente durante o dia, veículos à sua volta não visualizem o farol como ligado, apenas se estiverem alinhados com seu facho. Tanto o DLR quanto o canhão de led são mais perceptívels pelas laterais da motocicleta.
A Yamaha Fazer , desde seu surgimento há 16 anos, sempre foi inovadora. Conforme divulga o fabricante, a Fazer foi a primeira motocicleta da categoria a ter injeção eletrônica, a primeira a ter tecnologia flex de combustível, a primeira a ter freio a disco na roda traseira e a primeira a ser equipada com freios ABS de série nas duas rodas. Diz ainda que é atualmente é a motocicleta com freios ABS mais vendida do Brasil.
A nova Yamaha Fazer FZ25 ABS terá três opções de cores, o azul metálico (Racing Blue), o vermelho metálico (Magma Red) e o preto fosco (Matt Black), e estará disponível na rede da marca a partir da segunda quinzena de agosto, com o preço R$18.990.