Rodamos com a primeira versão do scooter Honda PCX, que chegou em 2013, e com a sua atualização, em 2019, que incorporou muitas pequenas melhorias, como a nova suspensão traseira, os pneus mais largos, o sistema de chave Smart Key e os freios com ABS, além do novo painel digital e iluminação por leds.
A versão avaliada do Honda PCX na ocasião era a básica, com freios CBS, e a versão Sport apareceu apenas como coadjuvante, na chamativa cor vermelha com banco vermelho.
Mas a família PCX oferece mais opções, quatro, para ser mais exato, a de entrada, a sua versão com freio ABS na dianteira, e a versão luxuosa DLX e a Sport, que tem uma pintura um pouco menos chamativa, baseada na cor prata, mas com o banco azul.
E foi essa versão que nos acompanhou por uma semana, pelas ruas paulistanas. Já foi apresentado o scooter Honda PCX Sport 2022 , que é exatamente igual, apenas mudou a cor de prata para branco. Mas o banco continua azul.
Pode não parecer, mas as regalias que as versões superiores do scooter PCX oferecem ao usuário fazem diferença, que, depois de acostumadas, não se quer abrir mão.
Itens como o sistema ABS de freio, mesmo que apenas na roda dianteira, ou, melhor ainda, o sistema Smart Key , que abre, fecha, liga e desliga sem precisar usar uma chave, são muito úteis. É um sossego saber que não haverá o risco de esquecer a chave espetada na ignição depois de estacionar o scooter na rua.
De resto, as versões são iguais, com iluminação de leds, o que inclui o DRL –Daylight Running Light, luz diurna e a lanterna traseira, e o sistema Idling Stop, que desliga o motor em paradas rápidas e o religa ao acelerar novamente. Há um ponto de energia de 12 volts no porta-objetos do lado esquerdo do anteparo frontal.
O motor do Honda PCX é um monocilindro a gasolina e refrigerado a água, com cilindrada de 149,3 cm 3 e potência de 13,2 cv. A transmissão, do tipo CVT, continuamente variável, tem o sistema eSP – Enhanced Smart Power, que reduz a rotação do motor automaticamente quando detectada aceleração constante em terreno plano. Nesta condição específica, o CVT atua como se estivesse no modo overdrive.
O Honda PCX 150 Sport custa R$ 15.390, mesmo valor do PCX DLX. O Honda PCX ABS custa R$ 14.990 e o básico, com freios CBS e sem o Smart Key, custa R$ 13.510.