Todas as vezes que percorro os primeiros metros pilotando uma BMW R 1250GS, eu lembro das outras vezes que acabei escolhendo outra aventureira para uma missão semelhante. Sempre por questões de tamanho.
Lembro também que ela é extremamente confortável para uma big trai l, que tem um funcionamento pra lá de suave e silencioso e que é muito mais ágil e fácil de ser conduzida do que suas dimensões possam. É, eu poderia ter escolhido esta motocicleta em outras ocasiões, e foi o que fiz agora.
A BMW R 1250GS está aqui e foi uma excelente escolha. Especialmente sendo uma versão Adventure comemorativa dos 40 anos do modelo, desde fo apresentada a primeira GS, em 1980.
Esta BMW R 1250 GS Adventure completa o trio das big trail da marca que leva a chancela “40 anos”, juntamente com a BMW F 750GS 40 anos e a BMW F 850 GSA 40 anos . Cada uma tem sua particularidade, a “menorzinha” com sua agilidade, suavidade e facilidade de condução, em especial em estradas asfaltadas, e a “do meio” mais preparada para o fora de estrada , com suspensões mais capazes e respostas mais bruscas do motor.
Para a “mais velha”, mais experiente da família, estão reservadas as aventuras mais confortáveis, porém não menos comportadas. Essa moto sempre me surpreende.
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A saga GS – que em alemão significa “Gelände und Strasse”, ou, em português, “terreno e estrada” – começou no rali Paris Dakar e depois passou para as estradas e as garagens mais disputadas. Por esse motivo, a BMW R 1250 é a big trail mais vendida, e qualquer um que a experimente de forma um pouco mais ousada pode concordar com isso.
Em ocasiões anteriores, já fiz viagens por terra e asfalto com uma GS, assim como já pratiquei “motocross” em pistas específicas para essa modalidade, quando fiquei impressionado com seu desempenho , apenas utilizando um par de pneus com cravos. Experiências desse tipo é que nos fazem ter grande confiança no equipamento, o que colabora enormemente para o sucesso de uma aventura.
O conforto é mesmo o ponto alto dessa big trail . Seja pelo tamanho e pela suavidade de funcionamento , seja pelos equipamentos de conveniência, como chave de ignição presencial (sensor), bancos e manoplas aquecidas, faróis adaptativos, faróis auxiliares, tanque de 30 litros, rodas raiadas para pneus sem câmara e suportes para malas laterais.
Com esses predicados, só faltava mesmo uma versão comemorativa , para ter, usar, guardar, colecionar e aproveitar todas as suas virtudes. Mesmo desembolsando R$ 122.500 para a sua aquisição.