Nova Yamaha Fazer FZ15. Nova? Mas e a Yamaha Fazer 150 que eu já
conhecia? Seria a mesma? Ou é a sua substituta? Quantas perguntas, não é mesmo?
Eu mesmo fiz essas perguntas, para ter apenas uma resposta: a nova Yamaha Fazer FZ15 vem para complementar a linha urbana da marca com o valente motor de 149 cm 3 , que agora tem a Factor 150 ED UBS, a Fazer 150 UBS e a nova Yamaha Fazer FZ15 ABS.
Só de recitar seus nomes completos já é possível conhecer uma das
novidades na linha 150: o freio ABS. Mesmo que apenas na roda dianteira, ter o sistema antibloqueio
já é um sossego quando surge uma emergência pela frente. E só a Yamaha FZ15 tem, as outras, inclusive na concorrência, só têm o sistema UBS (ou CBS). E mais: o freio traseiro da Yamaha FZ15
é a disco.
Mas é possível, também, relacionar muitas outras diferenças entre a já
conhecida Yamaha Fazer 150 e a nova Yamaha Fazer FZ15, apenas olhando para as duas. A suspensão monoamortecida
, por exemplo, é a mais patente das diferenças.
Dotada da mais eficiente suspensão Monocross, a Yamaha FZ15 tem um caráter mais esportivo , ainda mais do que a Fazer 150 em relação à utilitária Factor 150, ambas com dois amortecedores traseiros.
Ainda olhando para as duas motocicletas, o farol de led, do tipo projetor, é outra novidade entre os modelos de baixa cilindrada , assim como a lanterna traseira, também de led. Por fim, o pneu traseiro.
Qualquer motociclista sabe que o visual de uma motocicleta vista por trás fica muito mais agressivo se o pneu for bem largo. E nisso a nova Yamaha FZ15 até exagera, com o pneu de medidas 140/60-17, contra o estreito 100/80-18 da Fazer 150.
Dá mesmo para notar apenas olhando. O que pode ser que não dê pra ver de longe é que trata-se do novo pneu radia l Pirelli Diablo Rosso II . Mais ineditismo na categoria das pequenas. Outro ponto de grande diferença são os painéis de instrumentos.
Lindo, na já conhecida Fazer 150, com um enorme conta-giros analógico, com um display de LCD lateral com velocímetro digital e outras informações, e moderno, na FZ15, totalmente digital. Entre o lindo (e eficiente) e o moderno, fico com o primeiro. Mas é apenas uma questão de gosto pessoal.
O motor é o mesmo para as duas versões, monocilíndrico quatro tempos refrigerado a ar, SOHC de duas válvulas, com potência de 12,2 cv na gasolina e 12,4 cv no álcool (sistema BlueFlex). O torque é de 1,3 kgfm independentemente do combustível utilizado.
Muitas novidades, então, na nova Yamaha Fazer FZ15 . Mais uma opção na cilindrada, mas que pode ser a melhor, já que a diferença entre os preços não é muita, apenas R$ 1.800, para muitos itens adicionais.
A Yamaha Fazer 150 UBS custa R$ 15.190 e a nova Yamaha Fazer FZ15 ABS custa R$ 16.990 (exceto para o estado de São Paulo, onde ela custa R$ 17.555). As cores são azul, vermelho e preto.