Na última sexta-feira, a Honda divulgou a sua nova motocicleta, que será a sucessora da Twister 250 : a Honda CB 300F Twister . Já vimos essa história antes, quando, por motivo de adequação aos limites de emissões da época, a Honda CBX 250 Twister , lançada em 2001, passou seu bastão à sua sucessora, a Honda CB 300R . Isso foi em 2009 e o resultado não foi muito favorável à marca. Aquela nova motocicleta teve a cilindrada do motor aumentada de 250 para 300 cm 3 e até ficou mais imponente, com a adoção de um pneu traseiro bem largo, mas perdeu feio para a antecessora em muitos pontos, incluindo no número de marchas, cinco contra as seis marchas da Twister.
Voltando à cena e resgatando a cilindrada mágica do quarto de litro, uma nova Twister chegou em 2015, totalmente diferente, e novamente se impôs no mercado. Com orgulho da missão cumprida, mais uma vez um motor de 250 cm3 dá lugar a sua evolução, que equipará a nova Honda CB 300F Twister. Com a lição aprendida, certamente essa nova motocicleta vai agradar a amantes e críticos do modelo, o que ouso antecipar mesmo sem ainda ter tido a oportunidade de experimentá-la. Faremos isso em breve.
Os dados técnicos fornecidos pela Honda me permitem prever, mesmo que, por enquanto, apenas na teoria, uma motocicleta bem acertada. Para começar, o acréscimo de cilindrada se deveu ao aumento do diâmetro do pistão , o que, mantendo o curso do virabrequim, favorece a suavidade, ao mesmo tempo em que permite obter maior rotação, o que resulta em mais potência, geometria bem coerente com o seu cabeçote de quatro válvulas. O novo motor tem diâmetro do pistão de 77,0 mm (era 71 mm) e curso de 63,0 mm , resultando em uma cilindrada exata de 293,5 cm 3.
A potência, então, passou de 22,6 cv para 24,7 cv e, mesmo mantendo o curso de 63,0 mm, o torque aumentou em 0,5 kgfm, devido à maior cilindrada, passando para 2,67 kgfm. Com a nova embreagem assistida e deslizante, assim que eu puder avaliar a nova motocicleta, vou saber se acertei nessas previsões.
A nova Honda CB 300F Twister mantém o estilo de sua antecessora, mas basta uma comparação visual para notarmos que muita coisa mudou. O banco é agora separado para piloto e garupa (já era em dois níveis), o tanque de combustível, agora com 14,1 litros de capacidade, passa ser coberto por uma carenagem, as carenagens são diferentes, não apenas com novo grafismo, e o painel de instrumentos agora tem fundo escurecido black-out. Há também uma nova carenagem inferior, à frente do motor e a iluminação agora é toda de leds.
Na parte técnica, notamos o novo escapamento, bem mais bonito, e o novo garfo da suspensão dianteira, cujas bengalas passaram de 37 mm para 41 mm de diâmetro . O curso dessa suspensão, de 130 mm , não mudou, mas a traseira, com nova mola, tem agora curso de 120 mm. O pneu traseiro ficou mais largo, passou de 140 mm para 150 mm (150/60R-17 Pirelli Rosso III, radial sem câmara).
A nova Honda CB 300F Twister ainda não tem preço definido e será
oferecida nas versões com freios ABS e CBS.
As cores serão cinza ou
vermelha, para a CBS, e vermelha ou amarela, para a ABS. Na apresentação da nova Twister, a Honda mostrou a versão comemorativa de 30 anos da superesportiva CBR 1000RR-R
, que tem aperfeiçoamentos em sua versão para 2023, e anunciou a produção da CRF 1100L Africa Twin DCT
em Manaus. Essas duas incríveis motocicletas ficarão para um papo nas próximas semanas.