De quantas vezes você lembra de ter ouvido falar de uma nova marca de motocicletas no Brasil? Além das tradicionais, que participam de nossa vida de motociclistas há muitas décadas, e daquelas que já gozavam de uma boa reputação quando desembarcaram no país, poucas foram as novas marcas que surgiram e se firmaram em nosso mercado. E aquelas muitas desconhecidas dos anos 90 já nem se sabe que fim as levou.
A marca indiana Bajaj é a próxima que deverá fincar raízes por aqui. Conheci a Bajaj ainda em fins dos anos 90, quando um importador independente trouxe algumas unidades de uma scooter que era cópia da nossa Vespa PX 200 , produzida sob licença da Piaggio para o mercado indiano. A robustez daquele produto, mesmo produzido por terceiros, comprovado pela existência de muitas unidades em excelente estado de funcionamento até os dias atuais, me passou uma imagem bastante positiva dessa marca indiana, que iniciou suas atividades há 75 anos.
Voltamos a ouvir muito sobre a Bajaj nos últimos dois anos, quando seus executivos escolheram o Brasil para seu próximo mercado, além dos 79 países para onde exportam suas motocicletas e scooters. A Bajaj Brasil será uma subsidiária da marca, produzindo as motocicletas em Manaus, AM, e não apenas uma empresa importadora e distribuidora. Só não iniciaram suas atividades antes devido à pandemia, que afeta muitas das operações necessárias para sua implantação definitiva, em especial na logística de transportes.
A boa notícia, então, para aqueles que gostam de novidades, é a estreia da Bajaj no Brasil , que ontem inaugurou simultaneamente cinco de suas primeiras concessionárias. Foi quando, também, eu conheci as três primeiras motocicletas ao vivo: a Bajaj Dominar 400, a Bajaj Dominar 200 e a Bajaj Dominar 160.
Mesmo em ainda uma apresentação estática, as três motocicletas causaram uma ótima primeira impressão, visualmente falando. Na próxima semana, vou experimentar cada uma delas e aí poderei dizer se a impressão dinâmica foi tão boa quanto à visual.
As características técnicas e os números apresentados indicam que sim. A maior delas, por exemplo, a Bajaj Dominar 400 , tem motor monocilíndrico refrigerado à água com cilindrada de 373,3 cm 3 e potência de 40 cv . É um motor moderno, DOHC de quatro válvulas e tripla lumagem, ou seja, três velas funcionam simultaneamente para iniciar a combustão no cilindro. O câmbio é de seis marchas e esse motor deriva do motor da KTM 390 Duke , motocicleta que também é produzida na Índia pela Bajaj.
As características técnicas da Bajaj Dominar 400 sugerem um bom desempenho geral para essa naked média. A suspensão dianteira é do tipo invertida, com bengalas de 43 mm de diâmetro, e a traseira tem amortecedor único central a gás com reservatório externo. Os freios são a disco com assistência ABS e os pneus Pirelli têm as medidas 110/70 R17 e 150/60 R17 , respectivamente dianteiro e traseiro.
As cores disponíveis para a Bajaj Dominar 400 são o verde (Savanna green) e o preto (Charcoal black) e o modelo terá a disponibilidade de uma série de acessórios, como protetores de mão, protetor de motor, protetor de pernas, suporte para malas, suporte para GPS e porta USB para carregamento do dispositivo. O preço de lançamento é de R $24.200.
As outras duas motocicletas apresentadas ontem são a Dominar 200 e a Dominar 160, basicamente a mesma motocicleta com variações nas capacidades do motor, câmbio e suspensões, o que, consequentemente, afeta os preços desse modelo.
A Bajaj Dominar 200 tem motor monocilíndrico refrigerado a água com cilindrada de 199,5 cm3 e potência de 24,5 cv. É, também, derivado da KTM 200 Duke , um SOHC de quatro válvulas de tripla lumagem e com câmbio de seis marchas. A suspensão dianteira também é invertida, mas com bengalas de 33 mm de diâmetro, e a traseira com amortecedor central a gás com reservatório externo. Os freios são a disco, mas o sistema ABS atua apenas na dianteira. Os pneus têm medidas 100/80 R17 na dianteira e 130/70 R17 na traseira.
A Bajaj Dominar 200 custa R $19.637 e está disponível em quatro cores: vermelha (Burnt red), cinza (Gloss Pewter grey), branca (Metallic Pearl White) e azul (Plasma Satin blue).
A mais acessível das três novas motocicletas Bajaj é a Dominar 160 , logicamente pensada para brigar no acirrado segmento das utilitárias. Mas será uma utilitária premium, já que mantém algumas das características da Dominar 200 , como a suspensão dianteira invertida (bengalas de 31 mm) e a suspensão traseira monoamortecida.
O motor monocilíndrico refrigerado a ar, com arrefecimento auxiliado por um radiador de óleo, é um SOHC de quatro válvulas e dupla lumagem, com cilindrada de 160,3 cm3 e potência de 17 cv. O câmbio tem cinco marchas. Um item muito útil na Dominar 160, apesar de não embelezar a motocicleta, é o pedal de partida do lado direito do motor.
Os freios da Bajaj Dominar 160 são a disco com ABS dianteiro e os pneus têm medidas 90/90 R17 e 120/80 R17, respectivamente dianteiro e traseiro.
As cores são as mesmas da Dominar 200 e o preço é de R $18.680. Como andam as novas Bajaj? Ainda não sei, mas conto na próxima semana.