Yamaha YZF-R15 de rua conta com um pouco mais de carenagem, setas, faróis e escape mais comportado
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Yamaha YZF-R15 de rua conta com um pouco mais de carenagem, setas, faróis e escape mais comportado

Acho que consegui mostrar aqui, há exatamente um mês, o quanto a nova Yamaha YZF-R15 é bacana, pilotando a versão de corrida em Interlagos e em um kartódromo, pronta para a Copa R15 no próximo ano, nos mesmos moldes da Copa R3 .

A versão de rua , no entanto, ainda está sendo produzida em Manaus , em seu primeiro lote, para começar a ser entregue aos pré-compradores apenas em novembro. Seria a versão de pista uma motocicleta melhorada em relação à de rua? Foi o que fui conferir na última semana no Autódromo da Capuava .

Outra vez na pista? Sim, a Yamaha YZF-R15 de rua é uma verdadeira réplica
das consagradas Yamaha YZF-R1 , uma supermotocicleta de 200 cv . Dá até
para confundir as duas, à primeira olhada e de longe. De perto, elas ainda
são muito parecidas, a não ser pelo tamanho. Nada melhor que voltar à pista
para a comparação das duas versões: R15 de pista e R15 de rua . E fica aqui
o pretexto para, no futuro, mais uma bateria de experimentações, em
novembro, pelas ruas e estradas.

Yamaha YZF-R15
Reprodução
Yamaha YZF-R15


A Yamaha YZF-R15 é uma verdadeira jóia . Fiquei imaginando eu, ou qualquer garoto de 15 anos de idade, nos anos 70, sonhando com uma motocicleta. Como esse garoto reagiria ao se deparar com a R15? Será que da mesma forma que um garoto de 15 anos nos dias de hoje? É claro que tanto a tecnologia quanto o visual das motocicletas evoluíram muito nos últimos 50 anos, especialmente nos modelos de muita potência, mas os criadores da R15 realmente se superaram.

Na pista, a Yamaha YZF-R15 totalmente original mostrou que a pista é mesmo o lugar dela. Principalmente em uma pista travada como Circuito da Capuava, que privilegia as motocicletas de médias cilindrada e potência.

O motorzinho de 155 cm3 nos fornece 18,8 cv a 10.000 rpm, que são suficientes para uma tocada bem esportiva e emocionante, aproveitando ao máximo a faixa útil do conta-giros e as seis marchas do câmbio. E a motocicleta é mesmo “na mão”, contornando as curvas de maneira extremamente precisa. Quadro Delta Box e balança traseira de alumínio ajudam muito nesse ponto.

Carenagem da YZF R-15 conta com recortes mais agressivos
Divulgação
Carenagem da YZF R-15 conta com recortes mais agressivos

Quase tudo pronto para as pistas. A versão de corrida tem um escapamento especial, que não poderia ser utilizado no trânsito urbano, pneus especiais para pista, uma carenagem especial (igual, mas com um adesivo imitando os faróis), não tem espelhos, piscas e todo o para-lama traseiro.

A sensação de pilotagem, no entanto, é praticamente a mesma, com a vantagem de que com a versão de rua você pode sair por aí e curtir um belo passeio. A Yamaha YZF-R15 custa R$ 18.999 , mas as reservas on line para os primeiros lotes, que deverão começar a ser entregues em novembro, estão esgotadas. A rede da marca terá as motocicletas disponibilizadas a partir de janeiro de 2024.

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