Tamanho do texto

Com o mesmo visual da primeira Bonneville T120 de 1959, a atual é uma motocicleta vintage com todos os itens para ter conforto e segurança

Com a Triumph Triumph Bonneville T120 na estação ferroviária de Luis Carlos, em Guararema (SP)
Francisco Costa
Com a Triumph Triumph Bonneville T120 na estação ferroviária de Luis Carlos, em Guararema (SP)

Nós ainda não falamos de Bonneville aqui antes, certo? Então vamos começar com a sua história. A Triumph lançou sua primeira motocicleta em 1902, ainda uma bicicleta motorizada, e em 1937 lançou a icônica Tiger 100, também chamada de Speed Twin. Notamos que os famosos nomes das motocicletas continuam a ser usados até hoje.

LEIA MAIS: Nova Triumph Street Cup segue o estilo Street Racer. Saiba mais detalhes

Mas foi em 1954 que a maior façanha foi realizada, o piloto Johnny Allen atingiu 343 km/h na pista de Bonneville Salt Flats, com um protótipo de 650 cm 3 denominado T110. Em 1959, a motocicleta passou a ser produzida em larga escala e ganhou o nome de Triumph Bonneville T120. É claro que a moto de rua não era tão rápida, mas 160 km/h já era uma boa marca para a época.

 A Bonneville foi produzida até 1988, com uma curto recesso em 1984 para troca do proprietário da marca. Em 2001 a Bonneville voltou com motor 800 cm 3 , que passou a 900 cm 3 em 2007 e, em 2008, a alimentação passou a ser por injeção eletrônica, com a adoção dos falsos carburadores para manter o visual retrô. Até que, no ano passado, a Bonneville T120 passou a ter motor de 1.200 cm 3 , com potência de 80 cv e câmbio de 6 marchas. O motor bicilíndrico da Triumph Bonneville T120 atual é refrigerado a água, apesar de parecer ser a ar. É que por motivos visuais, foram mantidas as aletas de refrigeração do antigo motor a ar.

LEIA MAIS: Triumph Thruxton R, mostra que é uma verdadeira Café Racer

O prazer de acelerar a Bonneville T120

 A posição de pilotagem é impecável, para quem gosta de manter as costas na vertical, com altura do guidão extremamente confortável. Apesar do banco um pouco duro, é possível viajar horas sem se cansar. E como em outras Triumph twin, o ronco do escapamento é maravilhoso, principalmente no caso de uma bela acelerada até rotações mais altas. Para uma motocicleta de visual tradicional, a Triumph Bonneville T120 é linda. Além dos falsos carburadores e das aletas de refrigeração, ela tem itens tecnológicos como acelerador ride-by- wire, farol com refletor multifacetado e lente lisa, freios com sistema ABS, controle de tração e chave de ignição com chip integrado.

LEIA MAIS: Nova Triumph Tiger Sport está sempre em constante evolução

 O motorzão de 600 cm 3 em cada cilindro roda suave, com muito torque em baixas rotações. O melhor da motocicleta, no entanto, é a sensação de estar pilotando uma motocicleta dos anos 50 porém com todos os equipamentos modernos necessários para o conforto e a segurança. O preço da Triumph Bonneville T120 é de R$ 45.990, tanto na versão tradicional, de cores vermelho e cinza, quanto na versão black, que troca os cromados por componentes pintados de preto e o banco marrom.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.