Tamanho do texto

As novas motos da têm características extremamente marcantes, entre os quais o estilo retrô. Saiba mais detalhes de ambos os modelos

No detalhe, a Bonneville Bobber. Em ação, a Triumph Street Scrambler
Divulgação
No detalhe, a Bonneville Bobber. Em ação, a Triumph Street Scrambler

Foram apresentados esta semana dois novos modelos para o mercado brasileiro: a Triumph Street Scrambler e a Bobber, duas motocicletas da família Bonneville. Muito aguardadas pelos fãs da marca inglesa, as duas motocicletas têm características extremamente marcantes, na linha das customizações que atualmente fazem parte dos desejos dos motociclistas.

LEIA MAIS: O charme da Triumph Bonneville T190. Gabriel Marazzi conta os detalhes

 A Triumph Bonneville Street Scrambler pode ser definida como uma motocicleta de uso misto dos anos 50, época em que se adaptavam os modelos normais para uso em caminhos difíceis e com obstáculos. As scramblers foram as precursoras das motocicletas trail dos anos 70, que a partir dessa época já eram projetadas para suportar as exigências dos caminhos off road.

 O termo scramble tem dois significados na língua inglesa, um deles é “misturado”, como se os usos para essas motos misturassem os trechos pavimentados e os não pavimentados. Pode-se dizer também que essas motocicletas tinham uma boa mistura de estilos. Outro significado é “escalar com dificuldade”, uma alusão à facilidade com que essas motocicletas subiam colinas, enquanto uma pessoa a pé precisaria usar também as mãos para ajudar nessa escalada.

 Nessa época, a adaptação de uma motocicleta para terrenos acidentados limitava-se à instalação de escapamentos em uma posição mais alta, para não bater em obstáculos e para não molhar em áreas alagadas, adoção de pneus com gomos maiores, para melhor aderência na terra, e um guidão mais alto e largo, para maior equilíbrio. A primeira Triumph com estilo scrambler surgiu em 1963, baseada na Bonneville, e tinha exatamente esse objetivo. Era a T-120 TT, com motor bicilíndrico de 650 cm 3 , produzida até 1967. Em 2006, a Triumph volta com a Scrambler, desta vez com um bicilindro de 865 cm 3 .

LEIA MAIS:  Nova Triumph Street Cup segue o estilo street racer . Confira mais detalhes

Mais detalhes sobre as duas motos

 A Triumph Bonneville Street Scrambler atual foi desenvolvida a partir da Street Twin, portanto utiliza o motor bicilíndrico de 900 cm 3 e 55 cv de potência, com câmbio de cinco marchas. O acabamento é primoroso, com detalhes especiais como o assento bipartido, protetores de borracha nas laterais do tanque, banco do garupa e sua pedaleira removíveis e pedaleiras de aço para o piloto. O duplo escapamento de aço inoxidável saindo pelo alto do lado direito é o seu grande charme. A motocicleta é equipada com freios ABS, controle de tração e acelerador eletrônico.

 A outra novidade da Triumph é ainda mais interessante, a Bonneville Bobber. O estilo bobber surgiu nos anos 40, quando os motociclistas retiravam tudo o que não era imprescindível nas grandes e pesadas motocicletas daquela época, para que ficassem mais leves, rápidas e fáceis de serem pilotadas.

 Daí surgiam motocicletas realmente despojadas. Hoje esse estilo está em alta no mundo inteiro, pois as pessoas buscam ter uma motocicleta exclusiva, diferente e de adaptação de baixo custo. A Triumph Bobber chega em um momento do mercado brasileiro em que esse tipo de adaptação caseira começa a ser regulamentado pelos órgãos de trânsito, para que as alterações não afetem a segurança da pilotagem. Para quem não quer ter problemas de fiscalização, uma motocicleta no estilo Bobber pronta para uso é uma grande comodidade.

LEIA MAIS: Triumph Thruxton R, mostra que é uma verdadeira Café Racer

 A nova Triumph Bonneville Bobber tem o mesmo motor da Bonneville T120, um bicilindro de 1200 cm 3 e potência de 77 cv, com o excelente torque de 10,8 kgfm. O câmbio tem cinco marchas. O seu quadro, no entanto, é exclusivo, com suspensão traseira com único amortecedor central. O estilo da Triumph Bobber é único, com assento individual do tipo selim, com estrutura de alumínio, regulável, e painel de instrumentos também regulável na inclinação, para se adaptar à altura do piloto e também à incidência de reflexos solares.

 As duas novas motocicletas prometem agitar o mercado das motocicletas de estilo personalizado, que já está bastante aquecido com a própria Triumph e as marcas concorrentes, como a Harley-Davidson, a Indian e a recém- chegada Royal Enfield. A Triumph Bonneville Street Scrambler custa R$ 41.990 e a Triumph Bonneville Bobber custa R$ 49.990.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.