O termo “família” está cada vez mais popular para definir motocicletas de uma marca que compartilham uma mesma característica marcante. No caso da Kawasaki, a família Versys é aquela que oferece grande dose de aventura, com modelos derivados das fora se estrada porém com equipamentos que acentuam o conforto na pilotagem, principalmente em viagens.
LEIA MAIS: Harley-Davidson: uma viagem para Foz do Iguaçu com fãs da marca
Por outro lado, pode-se chamar de família, também, aquelas motocicletas que utilizam o mesmo conjunto motor, mesmo que para finalidades diversas. É o caso da “família” 300 da Kawasaki , cujo elemento comum é o versátil motor bicilíndrico de 296 cm3 de cilindrada. A mais nova motocicleta da marca japonesa, então, resulta da feliz união do conceito Versys de motocicletas aventureiras com o motor de dois cilindros que equipa também a Kawasaki Z300 e a Ninja 300. É a nova Kawasaki Versys-X 300.
Diferentemente da Z300 e da Ninja 300, que têm características de motocicletas esportivas, e apesar de utilizar o mesmo motor, a Versys-X 300 tem características de uso misto, razão pela qual tem quadro e suspensões diferentes, mais robustos e de maior curso. Na Versys-X, esse motor desenvolve 40 cv de potência, com torque de 2,6 kgfm; já nas esportivas os valores são de 39 cv e 2,8 kgfm.
O câmbio também é o mesmo, o que significa que, por ter relação secundária encurtada (coroa de 46 dentes na Versys e coroa de 42 dentes na Z e na Ninja), o motor trabalha em rotações mais elevadas para a mesma velocidade. O ideal seria relações mais curtas para primeira e segunda marchas e a mesma coroa das esportivas. Na estrada, o motorzinho fala alto em rotações bem elevadas, mas isso acaba cansando em viagens mais longas. Apesar disso, a Versys-X é muito estável e equilibrada em qualquer velocidade.
LEIA MAIS: Triumph Street Triple 765: você precisa conhecer
Você viu?
Quanto ao visual, nota-se de cara que a nova motocicleta é bem bonita e vistosa, com porte de moto grande. A posição de pilotagem também é muito boa, bastante confortável. A ciclística favorece esse conforto, já que a suspensão dianteira tem curso de 130 mm e a traseira de 148 mm. A roda dianteira é de 19 polegadas e a traseira de 17 polegadas, ambas raiadas e com pneus com câmaras.
O segmento das pequenas/médias cilindradas de uso misto fica bem mais concorrido com a chegada da Kawasaki Versys-X, que já tem as monocilíndricas Honda XRE 300 e Yamaha XTZ 250 como representantes. É aguardada também a versão de uso misto da nova BMW 310, a G 310 GS, para breve.
Seu bolso
A Kawasaki Versys-X básica, sem freios ABS, custará R$ 22.990, mas uma promoção de lançamento terá preço de R$ 20.990 para as primeiras 70 unidades vendidas. Quem comprar uma delas ainda receberá de presemte um canivete Squirt. As cores da versão básica são laranja e cinza.
LEIA MAIS: Triumph Street Cup vai bem na estrada
Com freios ABS, a Kawasaki Versys-X custará R$ 24.990, mas as primeiras 80 unidades custarão R$ 23.990 e ainda virão com um canivete Blast de brinde. A única cor é o verde.
A Kawasaki Versys-X 300 Tourer, que vem com duas malas laterais, faróis auxiliares de led, protetores de manete e de motor, tomada 12 volts no painel, cavalete central e freuios ABS, custará R$ 26.990. Na promoção, as primeiras 50 unidades custarão R$ 25.990 e virão com um canivete Juice. As cores são o verde e o cinza. A nova Kawasaki Versys-X 300 estará disponível na rede da marca a partir de outubro e as promoções valerão até 31 de dezembro.